A deputada estadual Graça Pimenta conhece Programa de Saúde de Salvador e levanta questionamentos

A deputada estadual Graça Pimenta conhece Programa de Saúde de Salvador e levanta questionamentos
A deputada estadual Graça Pimenta conhece Programa de Saúde de Salvador e levanta questionamentos

A deputada estadual Graça Pimenta conheceu o Programa de Saúde Ambiental de Salvador, desenvolvido pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (19/04/2011). O programa foi apresentado pelos representantes da Visamb, a bióloga Lidice Almeida Paraguassu e o coordenador Lourenço Ricardo, durante reunião da Comissão Permanente de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL).

Graça Pimenta questionou a equipe da Visamb, órgão que ainda não institucionalizado na SMS, se a água que abastece Salvador possui flúor para a prevenção de cárie dentária. A bióloga respondeu que o flúor está presente na água e que a dosagem do produto é observada através da coleta de água em locais como escolas e postos de saúde.

Questões relacionas as condições do ar e do solo e sua influência na saúde do cidadão também fazem parte das competências da Visamb. A deputada Graça Pimenta declarou o apoio da Comissão da AL a Visamb no trabalho de buscar melhorias para os soteropolitanos.

A Comissão da AL vai fazer uma indicação para que a Câmara Municipal de Salvador avalie a possibilidade de institucionalização da Visamb. A iniciativa vai abranger também toda a Bahia através da indicação ao secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, para que busque a institucionalização de um órgão que cuide das condições de saúde ambiental no Estado.

Os parlamentares discutiram também sobre as visitas realizadas ao Hospital Ouro Negro, em Candeias, e ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e ao Hospital Estadual da Criança (HEC), ambos em Feira de Santana, na quinta-feira (14). As visitas da Comissão da AL vão ser continuadas neste mês de abril.

Graça Pimenta homenageia município de Antônio Cardoso

O aniversário de emancipação político-administrativa do município de Antônio Cardoso foi comemorado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL). A homenagem foi realizada durante pronunciamento na AL nesta segunda-feira (18), data oficial da comemoração, e também através de moção.

“O fato que me traz a tribuna desta Casa é um acontecimento festivo. Estou falando dos 49 anos de emancipação político-administrativa do querido município de Antônio Cardoso, cuja população sempre me recebeu de braços abertos”, destacou a parlamentar.

Durante o pronunciamento, a deputada Graça Pimenta citou trechos da história do município. O território de Antônio Cardoso foi descoberto por jesuítas no final do século XVII, anexado ao município de São Gonçalo dos Campos em 1884 e elevado à categoria de município em 18 de abril de 1962.

A deputada Graça Pimenta ressaltou também as melhorias que tem buscado para a população do município aniversariante. “Enviei indicações ao governador do Estado, Jaques Wagner, para que os serviços de abastecimento de água e segurança pública, essenciais ao cidadão, sejam melhorados”, declarou a parlamentar.

O atual serviço de abastecimento prestado pelo Estado, através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), não atende a demanda da população por água potável e nem em quantidade suficiente para sanar necessidades básicas, como a de consumo. Para melhorar a segurança pública, a deputada Graça Pimenta indicou que o governador disponibilize uma viatura da Policia Civil, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Um serviço de abastecimento de água adequado vai melhorar a saúde da população e também propiciar o desenvolvimento econômico de Antônio Cardoso, pois a produção rural vai ser impulsionada. A viatura vai dinamizar o trabalho dos policiais e terá como consequência a redução da criminalidade no município”, declarou a parlamentar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120683 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.