18 de abril, Dia de Monteiro Lobato | Por Marcelo Vinicius

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Comemora-se hoje, dia 18 de abril o 129º aniversário de Monteiro Lobato. O autor paulista nasceu em 1822 e durante sua vida influenciou a literatura brasileira do século XX.

Lobato era formado em direito e atuava como promotor público até que recebeu uma herança de seu avô e se tornou fazendeiro. Com esse novo estilo de vida, passou a publicar contos em jornais e revistas. A união de todos esses contos deu origem a sua primeira obra: Urupês.

Antes de Monteiro Lobato começar a editar livros no País, todas as obras eram editadas em Paris ou Lisboa. Ele foi responsável por essa revolução na literatura brasileira.

Lobato ficou conhecido especialmente por seus livros destinados as crianças, como destaque temos o Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma história apreciada até os dias de hoje.

*Marcelo Vinicius cursou faculdade de Sistemas para Computadores, onde se voltou para as questões da Inteligência Artificial. Cursou Psicanálise, como também conserva o interesse pela Filosofia e Literatura, junto aos conceitos da Neurociência. Hoje, faz graduação em Enfermagem na UEFS, com ênfase em Saúde Mental / Neurologia. É o autor do livro “Desafios de uma mente”. Escreve para alguns sites na internet e também para a Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]