WikiLeaks e internet estão entre os 241 indicados ao Prêmio Nobel da Paz

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Apesar ou talvez por causa da polêmica que envolve o WikiLeaks, o site de vazamento de informações está na lista recorde de 241 indicados ao Prêmio Nobel da Paz 2011, informou a Reuters.

Mas o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, não foi indicado. Há alguns meses, ele perdeu para o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, a eleição de Personalidade do Ano da revista americana TIME.

Em 2009, antes de o WikiLeaks divulgar documentos confidenciais relacionados às guerras doAfeganistão e do Iraque e milhares de mensagens diplomáticas dos Estados Unidos, a Wired Italy já faziacampanha pela indicação do site ao Prêmio Nobel.

O parlamentar norueguês Snorre Valen explicou, no mês passado, por que indicou o WikiLeaks ao prêmio. “Sempre é mais fácil apoiar a liberdade de expressão quando quem fala está de acordo com você politicamente. Muitos países reagiram ao óbvio direito do Wikileaks de publicar material de interesse público com ataques […]. Seria um crime proibir ou se opor ao direito de publicar tal informação. Em vez disso, deveria ser protegido, independentemente do que pensamos sobre o material publicado”.

Além do WikiLeaks, a internet também foi indicada ao Nobel de la Paz.

Samyuktha Krishnappa escreveu no International Business Times que a internet, especialmente as redes sociais como Facebook e Twitter, merece o Nobel por seu papel nos protestos pela democracia que sacodem o mundo árabe.

*Com informação do Centro Knight | Summer Harlow

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113761 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]