TVE e Educadora FM têm programação especial para aniversário de Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para marcar os 462 anos da fundação de Salvador, a TVE Bahia e a Educadora FM 107.5 apresentam programação especial inédita, da próxima segunda-feira (28/03/2011) até 1º de abril, propondo uma releitura de aspectos históricos e contemporâneos da capital baiana. A emissora vai exibir a série documental ‘Salvador: Um Século de Imagens’, musical com a dupla Antonio Carlos & Jocafi e uma edição do TVE Debate dedicada à cidade.

Já a Educadora FM 107.5 leva ao ar os projetos ‘Conhecendo Salvador’, com a participação de um historiador, e ‘Salvador em Movimento’, com matérias especiais e participação do ouvinte. ‘Salvador: Um Século de Imagens’ é uma série de quatro documentários, com 30 minutos de duração, formatada a partir do acervo do projeto ‘Memória em Película’, iniciativa do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Foram recuperados e catalogados centenas de horas de material audiovisual de grande valor histórico, com registros da capital dos 30. Já o ‘Memória em Película’ inclui imagens captadas por Leão Rosemberg, Alexandre Robatto e membros da família Suerdick, entre outros documentaristas.

Os capítulos irão ao ar da próxima segunda a quinta-feira (28 a 31), com direção, roteiro e narração do jornalista Robson do Val. O primeiro episódio, ‘Desenvolvimento Urbano’, programado para o dia 28, às 20h30, apresenta imagens da década de 30 da Rua Chile e do Plano Inclinado da década, além da construção da Avenida Paralela, no início dos anos 70.

O segundo será transmitido na terça-feira (29) também às 20h30. Denominado ‘Na Linha do Bonde: A Vida Cotidiana na Bahia Antiga’, trata-se de uma crônica dos hábitos e de alguns programas moradores da capital, a exemplo das festas em clubes como Bahiano de Tênis, gincanas e corridas de automóveis.

No terceiro capítulo, ‘Festas Populares’, previsto para a quarta-feira (30), no mesmo horário, a série mostra celebrações como o Dia de Santa Bárbara, a Lavagem do Bonfim e a Festa de Yemanjá. E no quarto, ‘Momentos Marcantes’, na quinta (31), às 20h, o espectador verá imagens como a do presidente Getúlio Vargas ante o primeiro poço de petróleo do Brasil, no bairro do Lobato, e a passagem do Zeppelin por Salvador, na década de 30, a chegada dos restos mortais de Ruy Barbosa e da miss Marta Rocha, além dos mestres de capoeira Bimba e Pastinha.

‘Salvador: Um Século de Imagens’

No dia 1º de abril, às 22h, ‘Salvador: Um Século de Imagens’, da dupla Antonio Carlos & Jocafi, celebrizada pelo clássico ‘Você Abusou’, será a atração. No musical, com bases instrumentais gravadas no Terreiro Mucambo, de Pai Anselmo (Trobogy), eles cantam 21 temas criados em homenagem a Salvador a partir do universo do escritor Jorge Amado. Uma das canções é a inédita ‘Dulce Doçura’, em homenagem à Irmã Dulce. A dupla gravou o especial em cenários antológicos da cidade, a exemplo do Mercado Modelo e do Museu de Arte Moderna.

Educadora FM realiza tour radiofônico

Da próxima segunda-feira até 1º de abril, a Rádio Pública da Bahia, Educadora FM, apresenta em vários horários os programetes da série ‘Conhecendo Salvador’, um tour radiofônico pela cidade conduzido por um historiador convidado. O especialista percorrerá a capital e, em pontos como o Forte de Santa Maria (Porto da Barra), a Igreja de São Francisco (Pelourinho) e o Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza), contará um pouco da história da capital.

Já o projeto ‘Salvador em Movimento’ consiste de uma série de reportagens especiais a serem veiculadas diariamente no Multicultura, às 12h, e no Jornal da Educadora, às 18h15. Esta série abordará cinco aspectos da cidade (saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e segurança), com reportagens realizadas sempre em locais relacionados a cada tema, a exemplo de um posto de saúde, um terminal rodoviário, como a Lapa ou a Estação Mussurunga, um parque florestal ou uma escola.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114864 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.