TVE apresenta os filmes : Aleluia Gretchen e o O Céu de Suely

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A TVE Bahia exibe nesta sexta-feira (11/03/2011) dois importantes títulos do cinema brasileiro. O primeiro, às 22h, na faixa do ‘Programa de Cinema’ é ‘Aleluia Gretchen’ (1976), dirigido por Sylvio Back. Em seguida, à 0h15, na faixa horária do ‘Festival Ibermédia’ vai ao ar ‘O Céu de Suely’, com direção de Karim Aïnouz.

Realizado em plena ditadura militar, ‘Aleluia Gretchen’ discute a atuação de adeptos do nazismo no Brasil. Uma família foge da Alemanha nazista e desembarca numa cidadezinha no interior do Paraná, por volta de 1937, onde enfrenta muitos problemas de adaptação. Eles compram um hotel, que logo se transforma num ponto de encontro de simpatizantes do nazismo.

O longa, com 118 minutos de duração, ganhou os Kikitos de Melhor Fotografia e Melhor Ator Coadjuvante, e foi indicado como Melhor Filme, no Festival de Gramado realizado em 1977. Também foi selecionado para os festivais de Brasília, Chicago (EUA), Mannheim e Berlim (Alemanha). Carlos Vereza, Lílian Lemmertz, Kate Hansen, Míriam Pires, Selma Egrei, Sérgio Hingst, José Maria Santos e Lorival Gipiela integram o elenco.

Já ‘O Céu de Suely’, também narrado em chaves dramáticas, conta a história de Hermila, jovem que volta de São Paulo com o filho recém-nascido para a casa da família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido, que deve reencontrá-la, porém ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reinventar a vida, mas continua com o sonho de ir embora para um lugar mais longe possível.

Além do ator baiano João Miguel, participam do elenco Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos, Georgina Castro, Mateus Alves e Gerkson Carlos. ‘O Céu de Suely’, com 90 minutos de duração, teve elogiada exibição no Festival de Veneza e ganhou, entre outros prêmios, três troféus da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em 2006 – melhor filme, melhor diretor e melhor atriz (Hermila Guedes).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112553 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]