Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de março de 2011

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Transporte e Trânsito

Para discutir melhorias para o trânsito de Feira de Santana, estarão reunidos na próxima sexta feira (18/03/2011), os membros do Conselho Municipal de Transportes, que será presidida pelo secretario de Transporte e Transito Flailton Franklin, ensejo em que serão abordados os temas:  otimização e emprego dos novos ônibus do Sistema Integrado de Transportes (SIT); reorganização e estudo das linhas distritais; avaliação da viabilidade e implantação do motocímetro, além de estudo e avaliação de medidas que visem melhorar o SIT.

De acordo com o edital de convocação, todos os 14 membros do Conselho Municipal de Transportes estão convocados e são os representantes do governo municipal, sindicatos, associações, Casa do Estudante e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É preciso rever o trafégo da cidade, que necessita melhor estudo.

 Bispo, ano 94

Com missa na Capela do Colégio Padre Ovídio, foi marcada a comemoração dos 94 anos de idade de Dom Silvério Albuquerque, bispo emérito de Feira de Santana, que  foi bispo em Feira por cerca de 20 anos, oportunidade em que  foi extinta a festa profana de Senhora de Sant`Anna,  quando se realizava a tradicional ‘levagem da lenha’ e saiam às ruas o Bando Anunciador.

E o Flu, hein…

Até que ponto chegou o  Fluminense de Feira. Vai disputar o torneio da morte do Campeonato Baiano 2011, com grandes possibilidades de ser rebaixado para segunda divisão. Lamentável…

Comemoração dupla

Este ano o município de Cabaceiras do Paraguaçu teve motivo em dobro para comemorar o 14 de março. A data, além de marcar os 164 anos de nascimento do poeta Castro Alves, também registrou os 40 anos de inauguração do museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA). Situado na Fazenda Cabaceiras, antiga moradia do poeta, o local esteve fechado durante o mês de fevereiro para reformas. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), através da Diretoria de Museus (DIMUS) promoveu uma reforma na estrutura física do museu, além de restauro e higienização de parte do acervo composto por mais de 380 objetos que pertenceram ao poeta e seus familiares. O museu reabre com uma nova concepção expográfica assinada pelo arquiteto André Vainer. Para a museóloga Alba Boente, coordenadora do Parque Histórico Castro Alves, esse novo momento do museu é muito especial.

 Dia da mulher

No último dia 08 de março o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Serra Preta realizou na comunidade de Curral do Morro, comemorando o Dia Internacional das Mulheres, o Seminário de Desenvolvimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais. Da atividade participaram cerca de 300 trabalhadoras rurais de diversas comunidades do Município. Presentes estiveram o presidente da FETAG-BA, Claúdio Bastos, Rozete Evangelista, assessora regional desta entidade, Genaldo de Melo, representando a CTB-Bahia, Noido Gomes, da APLB-Sindicato, Felipe Vieira, vereador do PRB de Anguera, Edmilson Azevedo, vereador do PT de Serra Preta e Braquistone Magno, presidente do PCdoB de Serra Preta. O evento foi coordenado por Ademir Duarte, presidente do Sindicato local.

Feijoada do Larangeira

Reina grande expectativa a realização da 19 Feijoada do Larangeira, que deverá ser realizada dia 16 abril ,na residencia do pecuarista Wilson Paes Cardoso, que será animada mais uma vez pela banda Cocada Puxa, que vem de uma excelente performance por vários estados do sudeste brasileiro. Com certeza será repetido o êxito absoluto dos anos anteriores, onde um dos pontos altos será o espetaculo ,será o show de musica gospel abrindo a festa.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3070 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]