Sete Transatlânticos aportaram em Salvador

Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.
Vista aérea da região do Farol da Barra em Salvador.

Recepcionados por baianas estilizadas e grupos de percussão, os turistas a bordo dos nove transatlânticos que chegaram ao Porto de Salvador desde sábado passado foram direto para um dos circuitos do Carnaval. Somente nesta terça-feira (8/03/2011), sete navios aportaram em Salvador.

A capital baiana já recebeu mais de 23 mil visitantes em nove cruzeiros. Os navios são provenientes das cidades do Rio de Janeiro, Búzios, Santos e Maceió.

Os foliões visitantes demonstram muita empolgação logo ao desembarcar. Enquanto alguns dançavam ao som dos tambores do grupo percussivo Diáspora e tiravam fotos com baianas, outros preferiram enfrentar a fila para garantir um dos abadás que são vendidos em uma central montada no próprio porto, exclusivamente para atendê-los.

“É a primeira vez que visito a Bahia e estou bastante ansioso para curtir o Carnaval. Quero pular bastante”, disse Rafael Brandão, 26 anos, do Espírito Santo.

Já a carioca Fernanda Andrade, 29 anos, ainda não tinha decidido o seu destino carnavalesco. Com tantas dúvidas, pediu ajuda a um dos 16 guias e monitores de plantão no local, que lhe prestou informações sobre a localização dos circuitos da festa e as opções de transporte.

“Eu queria saber qual o circuito mais próximo do porto, para minha volta ser tranquila. O guia me orientou muito bem e agora estou indo para o Campo Grande com minhas amigas. Adorei esse serviço, porque é minha primeira vez em Salvador e, como não conheço nada, os guias ajudam bastante”, declarou.

Turistas dinamizam a economia

O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, afirma que turistas dinamizam a economia do Estado, principalmente a de Salvador, que recebe a maior parte dos visitantes. De acordo com ele, se cada visitante gastar R$ 200 por dia – média usual em temporadas anteriores-, a capital baiana deve receber R$ 4,5 milhões no período da folia.

“Os visitantes não apenas movimentam a economia, mas divulgam a Bahia para outros estados e países. Por isso, devemos recepcioná-los bem. Com ou sem abadá, tenho certeza que eles vão poder cair na folia com tranquilidade e muita animação”, afirmou o secretário.

Temporada de cruzeiro marítimos segue até abril de 2011

Segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros (Abremar), Salvador é a segunda cidade mais visitada pelos cruzeiristas durante o Carnaval, recebendo mais de 20 mil turistas, atrás apenas do Rio de Janeiro, que receberá 10 navios com 26.991 passageiros.

A temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos na capital baiana começou em outubro passado e se estende até o final de abril. Durante o período, cerca de 140 navios aportam na cidade, trazendo 350 mil passageiros. O número representa crescimento de 20% em relação ao ano passado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.