SERVTRAN registra 50 colisões e mais de 14 denúncias contra poluição sonora no Carnaval. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Serviço de limpeza das margens da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria.
Serviço de limpeza das margens da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria.

O Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (SERVTRAN) da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou 82 ocorrências durante o período do Carnaval. Os dados são referentes à operação que começou a ser realizada desde a última sexta-feira (05/03/2011) até as 10 horas desta quarta-feira (9).

Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles, a Servtran atuou positivamente durante o feriado atendendo normalmente as solicitações da comunidade.

“Apesar do feriado ter sido longo, o resultado da ação foi bastante satisfatório e obteve a mesma média de atendimentos em relação ao ano anterior. Alguns veículos foram apreendidos, pois os motoristas estavam realizando manobras radicais e exibicionistas na pista de cooper, onde muitas pessoas praticam o esporte ao ar livre”, conta.

O final de semana registrou o maior número de ocorrências, sendo as principais queixas, as colisões e a poluição sonora. Foram registradas mais de 50 colisões e mais de 14 denúncias contra poluição sonora provocada pelo volume alto do som dos carros.

A comunidade pode fazer denúncias, como por exemplo, colisões, atropelos e poluição sonora através do telefone (75) 3603-7304 ou 0800 0737575. Viaturas, motos e agentes de trânsito estão à disposição da comunidade para atender as solicitações feitas.

Rendimentos consultados pela internet

Serviço disponível no site oficial da Prefeitura Municipal

Os servidores públicos municipais de Feira de Santana passam a contar com mais um serviço através da internet para eliminar a burocracia e facilitar as consultas aos informes administrativos financeiros. A partir de agora já está à disposição, no site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br), o comprovante de rendimentos pagos e de retenção de imposto de renda na fonte ano-calendário 2010.

O novo serviço disponibiliza aos servidores o extrato fornecido pela Receita Federal, indicando detalhes da fonte pagadora, da pessoa física beneficiada; os rendimentos tributáveis, deduções e impostos retidos na fonte, rendimentos isentos e não tributáveis, rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, informes complementares e também o responsável pelas informações.

Para consultar o serviço, o servidor acessa o site da Prefeitura de Feira de Santana, em seguida clica no link “consulta contracheque”. Ao abrir a nova janela, preenche o espaço indicando o número da matrícula e também o espaço destinado à senha, proteção que garante total sigilo e privacidade com as informações fornecidas.

A partir desta janela, o internauta escolhe entre as opções para consulta de contracheque, informe de rendimentos ou até mesmo para alterar a senha de acesso. Os dados são fornecidos pela Secretaria Municipal de Administração, através do Departamento de Recursos Humanos.

Vistoria em limpeza na Lagoa Grande

Reverter o assoreamento do espelho d’água

O serviço de limpeza das margens da Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, foi vistoriado pelo secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), na tarde de quarta-feira (9). No local está sendo executada a retirada do juremal e da argila com o objetivo de reverter o assoreamento do espelho d’água.

Ozeny lembra que há três anos foi feito um trabalho de recuperação na barragem da Lagoa Grande. “Mas durante esse período não choveu o suficiente para que a lagoa retomasse o seu nível. Agora estamos fazendo essa limpeza para facilitar o armazenamento de água e fazer com que venhamos a ter uma lagoa com 2km ou 3km de lâmina d’água, como era há alguns anos”, explica.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Semmam, Roberto Dias, observa que o acompanhamento do serviço visa garantir que o trabalho seja executado sem prejuízos no que diz respeito aos recursos naturais da região. “A Semmam vem orientando na retirada do material e posteriormente no plantio de árvores na área”, pontua.

Após o serviço de limpeza, a Secretaria de Agricultura realizará o plantio de árvores no local junto com a população. “Vamos doar as mudas às pessoas e monitorar todo o plantio para que possamos recompor a vegetação no entorno da lagoa”, salienta o secretário.

Ozeny observa que o juremal já estava obstruindo alguns trechos da estrada da Lagoa Grande, que liga os povoados de São José e Lagoa da Camisa. Com a recuperação da Lagoa Grande a comunidade local será beneficiada com a criação de peixes. “O peixamento passará a ser uma alternativa de renda para as pessoas da região”, ressalta Ozeny.

Jóia da Princesa recebe pintura

Estádio com as cores do brasão do Município

O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, tem ganhado um colorido em toda sua estrutura, desde a semana passada. Através de parceria firmada entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Matiz Cores e Tintas, o Jóia recebeu pintura com as cores do brasão do Município (verde, vermelho e branco) nas cabines de rádio e imprensa, estrutura externa, estacionamento e cadeiras numeradas.

Os seis portões em que o público tem acesso ao estádio também foram pintados, assim como o reservatório, anel do Jóia, corredores de acesso ao estádio e tribuna de honra. Segundo o administrador do estádio, José Fernandes, resta apenas o jateamento da arquibancada para uma pintura posterior.

“Procuramos proporcionar maior conforto ao torcedor e àqueles que visitam o estádio. O serviço está bem adiantado e pode concluir em 30 dias”, afirma Fernandes. A última pintura do Jóia foi feita há cinco anos.

Além dessa melhoria, o estádio vai passar por reparo geral nas estruturas hidráulica e elétrica.O gramado recebe manutenção freqüente para sediar os três times da cidade – Bahia de Feira, Feirense e Fluminense de Feira – no Campeonato Baiano 2011, bem como os times das cidades vizinhas.

Quarta-feira (9), os torcedores e a imprensa conheceram as melhorias durante partida entre o Feirense e o Bahia; e nesta quinta-feira (10), será a vez do Fluminense de Feira encarar o Colo-Colo no Jóia. Os jogos são válidos pela 11ª rodada do certame estadual.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108760 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]