Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 18 de março de 2011

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Sérgio Carneiro adere Cidade Metropolitana

Vem crescendo as adesões em favor na transformação de Feira de Santana, em Cidade Metropolitana. Agora, foi a vez do deputado federal Sergio Carneiro se manifestar em favor  deste importante projeto, que foi levantado no passado pelo ex-deputado federal Colbert Martins. Segundo o parlamentar, no Brasil existem quatro RMs em funcionamento no interior: Campinas e Santos, em São Paulo, e Londrina e Maringá, no Paraná.

As vantagens

O deputado Sérgio Carneiro, assim enumerou as vantagens da implantação de Feira de Santana como Cidade Metropolitana: A tarifação telefônica, que passaria ser local de uma cidade para a outra, reduz o preço dos telefonemas e possibilita a implantação, com mais agilidade, de internet social para as cidades menores da região. Parcerias na destinação ordenada do lixo. Os prefeitos continuam com sua autonomia, mas buscam a ajuda que precisam através das ações em parceria com outros municípios ou oferecem ajuda a outrem. Por exemplo, entre municípios que tem dificuldades quanto à estrutura adequada para a destinação de seus resíduos sólidos pode-se chegar a um acordo quanto ao tratamento e destino final único, comum, e buscar a organização de um sistema mais eficiente de coleta e tratamento. Isso com certeza vai reduzir custos, além de minimizar as agressões ao meio ambiente. Segurança pública. O município poderá receber verba federal do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania). O atual programa do Governo visa liberar milhões de reais para atender as demandas sociais das Regiões Metropolitanas do Brasil. Infra-estrutura. Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como indústria, segurança e moradia. Muitas cidades pequenas não podem participar dos programas de habitação popular do Governo – Programa “Minha Casa Minha Vida”, invertendo a atual situação, caso faça parte de uma Região Metropolitana. Favorece a todos municípios em volta de Feira de Santana e que façam parte da RM.

Delegacia do Idoso

O número cada vez maior de relatos sobre agressões contra o idoso em Feira de Santana fez com que o deputado estadual José de Arimatéia (PRB) levasse à tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia a indicação de que seja criada uma Delegacia de Proteção ao Idoso na Princesa do Sertão. A morte de Israel Rodrigues de Oliveira, de 63 anos, na tarde de quarta-feira (2) motivou o discurso de José de Arimatéia que, em 2001, durante seu primeiro mandato parlamentar, apresentou um projeto de lei que propunha a criação de uma delegacia semelhante na capital baiana.

Ainda o idoso

De autoria do vereador Angelo Almeida,foi aprovado em primeira discussão projeto de lei tornando obrigatória a reserva para idosos de 5% da mão de obra contratada pelas empresas instaladas no município  de Feira de Santana que possuam mais de 20 funcionários. O vereador Marialvo Barreto (PT) defendeu a proposta, afirmando que o idoso não pode ser deixado de lado.

Datas

Esteve completando idade nova o urologista Luciano Vital que foi bastante cumprimentado por familiares e colegas…Também festejada por estar aniversariando, a senhora Yolanda Melo, cercada por filhos e netos.

Feira na Copa

Com a finalidade de discutir ações do município pelo projeto Feira na Copa, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana vereador Antônio Francisco Neto fará realizar sessão especial no próximo dia 24 às 9 horas, no Plenário da Casa Legislativa.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3154 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]