Seminário em Cachoeira (BA) destaca a importância dos softwares livres na disseminação do conhecimento

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Ocorreu na cidade de Cachoeira (BA), no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ontem (29/03/2011), o II seminário do PLUG. O seminário é uma iniciativa do Programa de Disseminação do Software Livre em Escolas Públicas do Recôncavo da Bahia (PLUG), que busca disseminar a cultura do software livre em escolas municipais de Cachoeira e São Félix e teve como tema Cultura digital, Software Livre e Educação.

De acordo com o professor Dr. Ricardo Augusto, da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), idealizador do projeto enquanto lecionava na UFRB, o PLUG surgiu a partir de um edital do MEC/SISU, que viabilizou o desejo dos professores em produzir algo sobre os softwares livres que estivesse relacionado com a população, criando a ideia do cidadão engajado.

“É importante que haja uma disseminação do software livre. Porque o software livre é importante? Ele é importante porque está na base da educação e informatização das escolas. Ele está na vida cotidiana das pessoas, na vida profissional, amorosa, nas relações sociais, no processo cidadão. Assim, eu acredito que o governo federal deve continuar incentivando propostas que viabilizem esses processos”, acrescentou Augusto.

O PLUG fundamenta-se no fato de que com crescimento da comunicação amadora tem-se a banalização da tecnologia que permite produzir e disseminar informação, sendo isso possível por meio da expansão do uso das redes sociais na internet e com o rápido aumento do contexto web social. O principal objetivo do projeto é disseminar a cultura do software livre entre os estudantes da graduação, da educação básica e professores da rede pública, com foco na construção do conhecimento.

No evento houve mostra de vídeos sobre cultura digital, palestras demonstrativa sobre metareciclagem e arte, sobre o Vimus (soft livre que associa música e vídeo) além de oficinas de softwares para alunos de 1º e 2º graus.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]