SEAGRI promove educação sanitária no interior do estado

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de adquirir produtos de origem animal inspecionados, a Secretaria Estadual da Agricultura, Seagri, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, tem mobilizado uma equipe de técnicos e veterinários para percorrer diversas cidades do interior do Estado, divulgando a palestra sobre os riscos para a saúde pública advindos do consumo de carne clandestina. A atividade faz parte do Programa de Educação Sanitária da Agência que, no ano passado, atingiu mais de 20 mil estudantes através do Projeto Adab na Escola, oferecendo palestras com temas voltados para a segurança alimentar.

Com apoio do Ministério Público, a campanha educativa consiste em três etapas, sendo a primeira com audiências públicas, em alguns municípios, a exemplo de Ibotirama, que ocorrerá no mês de abril. Acontecerão também, reuniões com açougueiros, magarefes, autoridades municipais, prefeitos, vereadores, secretarias municipais de Saúde, Educação e Agricultura, produtores rurais, entre outros setores da sociedade.

Na segunda etapa, serão realizadas palestras para coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino nos municípios envolvidos. A última etapa consta de palestras para alunos da rede municipal de ensino sobre a importância do consumo de carne inspecionada para saúde pública.

“Além da palestra, estaremos exibindo um vídeo sobre abate clandestino do Ministério Público da Bahia e ainda distribuindo materiais educativos e cartilhas que abordam a qualidade da carne e do leite. Com ações como estas, estamos trabalhando de acordo a Portaria nº 304, estabelecendo que a carne deve ser proveniente de frigoríficos inspecionados, transportada e condicionada a sete graus centígrados, promovendo, dessa forma, segurança alimentar para a população”, disse a coordenadora do Projeto Adab na Escola, a médica veterinária, Irma do Amor Santos.

As visitas continuarão nos meses de abril e maio, englobando as cidades de Ibotirama, Paramirim e Macaúbas, dentre outros municípios do centro-oeste baiano.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]