Salvador: Pepeu Gomes visita Pelô, se emociona e anuncia novidade para show

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O compositor e instrumentista baiano Pepeu Gomes, considerado um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, esteve no final da tarde de hoje (quarta, dia 2) na sede do programa Pelourinho Cultural, para assinar o compromisso de apresentação que fará ao lado da banda Baiana System, neste domingo, dia 6 (março, 2011), no Largo do Pelourinho, a partir das 22h, com acesso gratuito. Respeitado pelos mais importantes instrumentistas do país, Pepeu esteve, em 1988, entre os 10 melhores guitarristas do mundo eleitos pela revista americana especializada em música, Guitar World.

O guitarrista foi recebido pela diretora do programa Pelourinho Cultural, Simone Reis. O programa é responsável pelo Carnaval do Pelô 2011, através da Diretoria de Ações Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), que tem investimento de R$ 1,6 milhão, 95 atrações em 200 horas nos cinco dias de festa.

Ao olhar a decoração de 2,5 mil peças e adereços e o palco com grandes imagens tridimensionais representando instrumentos percussivos, montado no Largo do Pelourinho, Pepeu comentou feliz que frequenta o Centro Histórico de Salvador (CHS) desde a sua adolescência. Afirmou que foi nessa importante parte da capital baiana, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, onde fez a sua primeira apresentação com o grupo musical Novos Baianos, que reuniu estrelas como Moraes Moreira, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor, dentre outros.

Pepeu falou ainda da sua expectativa para o show que fará no domingo no Pelô. “Tocar ao lado da Baiana System vai ser algo diferente. Eu vi o trabalho deles na internet e fiquei bastante impressionado. Vamos fazer uma mistura. Vou levar meu rock e o resultado vai ser uma apresentação inusitada, em clima de Carnaval”, comentou Pepeu.

Durante a visita, o guitarrista anunciou uma novidade, que será a inclusão no show, dos seus irmãos, igualmente instrumentistas. “Jorginho e Didi Gomes subirão ao palco para compor a festa junto com a gente e espero que o público goste”, disse animado.

Pepeu sublinhou sua satisfação com relação à homenagem póstuma aos mestres Prego e Neguinho do Samba, à percussão e percussionistas baianos. Segundo o músico, este tributo foi bastante pertinente e merecido, pois ambos, além de serem músicos geniais, desenvolveram importante papel social no CHS quando estavam vivos, influenciando as novas gerações. “Eu tive uma relação próxima de amizade e parceria com Neguinho do Samba. Desde o início de minha carreira eu pedia orientações para ele”, confessou.

O Carnaval do Pelourinho conta com participação direta de 171 profissionais na organização e operação, acontece em quatro palcos nos largos internos do Pelô e em três palcos externos. O trajeto da festa no centro histórico percorre 2,5 quilômetros de 14 ruas, com charangas, bonecões, bandinhas e caretas, além do Carnaval Infantil na Praça das Artes. As programações começam sempre às 16h e só terminam às 2h. Mais informações sobre o ‘Carnaval do Pelô’ estão no sitewww.pelourinho.ba.gov.br e www.carnaval.ba.gov.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112833 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]