Salvador inaugura primeira termelétrica a biogás do Nordeste e fábrica de café

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Será inaugurada, com a presença do governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira (22/03/2011), às 15h, a primeira termelétrica a biogás de aterro do Nordeste, a Termoverde Salvador. Localizada no Aterro Sanitário Metropolitano, na CIA/Aeroporto, a usina produz, desde janeiro do mês passado, energia a partir dos gases gerados pela decomposição do lixo doméstico.

A Termoverde recebe diariamente 2,5 mil toneladas de resíduos domésticos de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas. Com potência de 19,73 MW, vai produzir ao ano 150 mil MWh, energia suficiente para atender continuadamente 50 mil residências, por este mesmo período. Com investimento de R$ 50 milhões do Grupo Solvi, a usina recebeu incentivos do governo por meio do programa Desenvolve.

Capital baiana ganha fábrica de café

O segmento da agroindustrialização na Bahia, assumido como prioridade pelo Governo do Estado, amplia o cenário de atuação nesta quarta-feira, 23, às 10h, com a inauguração da fábrica de café da Sara Lee, no bairro de Pirajá. Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que marcará presença no evento, a vinda de uma unidade da Sara Lee, líder no mercado de café com 22,3% do mercado nacional, indubitavelmente, contribuirá para alavancar a economia do Estado.

A unidade será responsável pela produção das marcas Pilão e Caboclo para o Nordeste. A planta industrial foi incorporada pela multinacional americana em novembro do ano passado como parte da aquisição da Café Damasco em negócio avaliado em R$ 100 milhões.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109913 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]