Salvador: Brasil com Artes mostra cultura africana na Biblioteca Pública dos Barris

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Até o dia 31 deste mês, o público poderá conferir na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), das 8h30 às 21h, a exposição ‘Ori Orixá’ sobre culturas africanas, realizada pelo projeto ‘Brasil com Artes’. A mostra, que tem a coordenação do artista plástico Rodrigo Siqueira e do antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Vilson Caetano de Sousa Junior, reúne 18 peças feitas com as técnicas mistas mais avançadas de escultura e que revelam cabeças de entidades míticas africanas.

Integrando a programação, ocorrerá no dia 22, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, uma oficina gratuita, com técnicas para o manuseio de argila material. “Para que o trabalho não fique apenas na exposição, vou mostrar as técnicas que foram utilizadas na construção das máscaras”, diz Siqueira. Para participar, os interessados devem levar um quilo de argila, uma colher de sobremesa, uma faca pequena lisa de ponta, e pinceis de números 8, 14 e 16. Serão oferecidas 20 vagas.

Ainda como parte das ações será realizada, no dia 23, às 14h, a palestra ‘A importância do Ori para a Cultura Africana e o Candomblé na Bahia’, com Vilson Caetano. Segundo o antropólogo, “a cabeça é o centro de adoração das religiões de matriz africana. Ela é tão importante que recebe um culto especial”.

Vilson Caetano é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Católica de São Paulo e pós-doutor em Antropologia pela Unesp. Especialista em Antropologia das Populações afro-brasileiras é autor de livros sobre questões étnicas-raciais, alimentação e cultura.

O objetivo do projeto é valorizar as matrizes culturais formadoras da cultura brasileira, expressas por meio de várias manifestações artísticas. Segundo Rodrigo Siqueira, “Brasil com Artes é uma inovadora proposta de valorização do belo a partir do reconhecimento da importância de novas leituras sobre as artes brasileiras. Queremos promover o diálogo e o respeito às diversas formas de saberes que compõem a complexa teia que forma as culturas no nosso País”. Natural do Amazonas, Rodrigo também é figurinista, cenógrafo, carnavalesco e designer.

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]