Representantes do Governo da Bahia recebem comissão das universidades estaduais

O Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Relações Institucionais e da Educação, recebeu, nesta quarta-feira, dia 30 de março 2011, os representantes da comissão de professores das quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB), do Fórum das Associações Docentes, dos funcionários e dos estudantes universitários.

Na reunião, ficou acertado que o Governo da Bahia vai estudar a proposta de tratamento diferenciado das universidades durante o período de contingenciamento. Além disso, ficou acordada a reabertura da mesa de negociação salarial para firmar a proposta de acordo apresentada pelo Governo em dezembro de incorporação da gratificação por condições especiais (CET).

A incorporação da referida gratificação por condições especiais (CET) representa um aumento real de aproximadamente 20% ao salário dos professores das universidades estaduais no período de 2011 a 2014 e atende integralmente a uma reivindicação histórica da categoria.

A proposta integra a política de negociação de longo prazo que vem sendo adotada pelo Governo da Bahia, que, ao mesmo tempo que viabiliza o atendimento da categoria, implica no comprometimento efetivo do Governo, independente de mudanças das condições econômicas que possam ocorrer.

Além da incorporação da gratificação CET, o Governo da Bahia mantém para todos os professores universitários a mesma política de reajuste salarial do conjunto dos servidores públicos estaduais.

INVESTIMENTOS REALIZADOS

Nos últimos quatro anos, o Governo da Bahia ampliou em 71% o orçamento das instituições estaduais de ensino superior, contribuindo para a consolidação das quatro universidades: UNEB, UESC, UEFS e UESB. Aliado a isso, foi aprovada, por lei, a ampliação do quadro de professores universitários efetivos, criando condições para aumentar a produção científica e a consequentemente aplicação do conhecimento ao desenvolvimento social do Estado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]