Reitoria da UEFS emite nota pública sob incidente ocorrido com o incêndio de um ônibus no Campus Universitário

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Diante do incidente ocorrido na noite desta terça-feira (29/03/2011), a Administração Superior da Universidade foi surpreendida por fatos de significativa gravidade – o incêndio de um ônibus na área do campus e, moto contínuo, viaturas da Polícia Militar entraram na UEFS sem que este fato fosse comunicado à Reitoria. Segundo informações preliminares, a presença da polícia foi solicitada por agentes do Corpo de Bombeiros que compareceram ao local para combater as chamas, no sentido de se evitar novos atentados que pusessem em risco a integridade física das pessoas.

Ao tomar conhecimento do acontecido, de imediato o Vice-Reitor Washington Almeida Moura, acompanhado por outros membros da Administração Superior, compareceu ao local do incêndio, acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros e ouviu do motorista José Jorge Santos Gomes o relato de que ele e o cobrador se encontravam no interior do ônibus quando foram surpreendidos por duas pessoas encapuzadas que jogaram combustível e atearam fogo no veículo.

Mais tarde, ao saber da chegada da Polícia, o professor Washington Moura voltou ao local do incidente e solicitou que o destacamento militar se retirasse do campus universitário, já que não houve qualquer contato prévio com a Reitoria no sentido de que fosse autorizada aquela entrada de policiais, sobretudo considerando-se que o fato estava consumado e não havia qualquer indício de risco à integridade de pessoas ou de novos atos violentos.

A Administração Superior entende que se, por um lado, a autonomia da Universidade deve ser reafirmada, por outro não pode concordar com atos como essa queima de ônibus, nem se omitir ante o fato de tamanha gravidade. A Administração Superior da UEFS vai apurar rigorosamente os fatos.

O campus da UEFS não será usado como salvo conduto para acobertar atos desta natureza. A Administração Superior da UEFS, reafirmamos, tomará todas as providências necessárias à apuração dos fatos e, se for o caso, à responsabilização de quem de direito.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114838 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]