
Durante toda a manhã deste domingo (20/03/2011) em Salvador, lideranças políticas, prefeitos, vereadores e representantes de movimentos sociais de todas as regiões do Estado, participaram dos debates na primeira reunião do mandato do deputado federal, Valmir Assunção (PT-BA). Quem esteve presente foi o também petista e eleito deputado estadual, Marcelino Galo, que se pronunciou citando suas bandeiras de trabalho e prioridades para este mandato que assume na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) e para o mandato de Assunção, companheiro de partido.
“O mandato de Valmir é popular, engloba os grandes movimentos sociais organizados. É de fundamental importância essa primeira reunião para unir forças e ouvir dos movimentos novas demandas e procurar resolver as demandas antigas. Inclusive a reforma agrária, que deve voltar para a agenda de debates da sociedade”, afirma Marcelino Galo salientando que o mandato do deputado federal é um instrumento de luta dos menos favorecidos e vulneráveis socialmente. “Nesta reunião podemos observar representantes da comunidade LGBT, da juventude, das mulheres, dos negros, pescadores, povos de terreiros e trabalhadores rurais que fazem parte do mandato popular que é o de Valmir. E reafirmar que na Assembleia não será diferente”.
Dentre os participantes estiveram o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes – responsável direto para a eleição de Valmir e Marcelino, o prefeito de Maraú, Antonio Silva Santos, conhecido por Pito, o deputado estadual Bira Corôa, além das lideranças de bairros de Salvador e de sindicatos, como Luiz Carlos Suíca, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (Sindlimp) e representantes da juventude petista, da comunidade LGBT entre outros.