Recuperação de créditos do Pronaf nos municípios baianos

Uma intensa programação, voltada para a recuperação e ampliação de créditos nos municípios baianos, junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foi realizada, durante o mês de março, por representantes de crédito da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), e outros parceiros.

O grupo realizou, neste período, reuniões Regionais, nos Territórios de Cidadania de Itaparica, Sisal e Semiárido Nordeste II, respectivamente, nos municípios de Paulo Afonso, Serrinha e Ribeira do Pombal, identificando as causas e os gargalos para a obtenção de crédito, e, dentre estes, a questão da inadimplência de municípios, junto ao Pronaf.

A EBDA, nas regiões percorridas, disponibilizou todo o corpo técnico com o propósito de divulgar o Pronaf e as políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares, para incentivá-los na recuperação e obtenção de novos créditos. “Como uma empresa estatal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), os técnicos envolvidos têm o papel de estimular, orientar e apoiar os agricultores, em todas as etapas da aplicação do crédito”, afirmou o diretor Executivo da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

Incentivo ao crédito

Segundo o economista Américo Tavares, coordenador de crédito da EBDA, a empresa vem trabalhando no sentido de aumentar a oferta de crédito para os agricultores familiares. “O acesso ao Pronaf requer que cada agricultor (unidade familiar), seja cadastrado através da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é o instrumento de acesso aos benefícios oferecidos pelo programa, e, no caso, o crédito rural”, explicou o coordenador.

Como principal responsável pelo preenchimento de DAP’s, no Estado, a EBDA conta com técnicos capacitados, em 20 gerências regionais, 132 escritórios locais, 55 postos avançados, 20 estações experimentais, 10 centros de formação, e 14 laboratórios. Os técnicos atuam diretamente com os agricultores, motivando-os e esclarecendo sobre os problemas advindos da inadimplência, tanto para a unidade familiar, como para os demais agricultores.

Junto à EBDA, nesse trabalho, estão a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Seagri, MDA, bancos do Nordeste e do Brasil, Incra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Comissão Estadual de Territórios (CET) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).

Bahia zera juros do Pronaf Mulher

A Bahia é o estado que conta com o maior número de agricultores familiares do Brasil. Para estimular o crescimento da agricultura, no município de irecê, e valorizar o papel da mulher na unidade familiar rural, o governador Jaques Wagner, na presença da presidenta Dilma Rousseff, em visita ao município, anunciou, no início do mês, uma nova medida que reduz, a zero, na Bahia, os juros do Pronaf Mulher. Esta linha de financiamento é de crédito de investimentos para a mulher agricultora.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]