Projeto do Terminal de Cruzeiros para o Porto de Salvador ganha novo impulso

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em reunião, nesta terça-feira (15/03/2011), na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), um novo impulso foi dado ao projeto do Terminal de Cruzeiros para o Porto de Salvador, com a criação de uma equipe técnica formada por representantes dos governo federal e estadual e da Prefeitura da capital baiana. Ao grupo, que se reúne, nesta quarta (16), na Fundação Mário Leal Ferreira, caberá compatibilizar os projetos existentes destinados à área do Porto e equacionar questões como a mobilidade.

O chefe de assessoria da Seplan, Antônio Alberto Valença, avaliou como um grande avanço, a união de esforços das três esferas do poder público, incluindo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra o Porto de Salvador. O diretor de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Antônio Maurício Ferreira Netto, participou da reunião e sugeriu a elaboração de um convênio como forma de operacionalizar o processo. Ele informou que há R$ 36 milhões reservados no PAC da Copa, destinados ao Terminal. Paralelamente aos ajustes, será firmado um termo de convênio a fim de dar institucionalidade ao projeto.

A proposta, segundo Antônio Valença, é mais que uma solução para a questão de embarque e desembarque de passageiros. Um dos aspectos é restabelecer o diálogo da região com o mar, uma vez que o projeto prevê a retirada da barreira atual, a qual deve ser substituída por uma estrutura em material transparente. “O projeto cria um vetor de revitalização e qualificação do Centro Antigo de Salvador”, explica Valença.

Na reunião desta terça foi apresentado o projeto básico de autoria da Fundação Mário Leal Ferreira, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) de Salvador. São cerca de 10 mil metros quadrados de área construída – distribuída em três pavimentos e estacionamento subterrâneo, com 240 vagas – em estrutura de aço. A arquitetura bioclimática pretende um aproveitamento das condições ambientais, a exemplo da reutilização da água da chuva, uso de energia solar e um modelo de edificação que dispensa climatização artificial.

Participaram também da reunião, os secretários Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Secopa), Ney Campelo, de Turismo (Setur), Domingos Leonelli, o gestor da Copa 2014 da Prefeitura Municipal de Salvador, Leonel Leal, o chefe de gabinete da Seplan, Benito Juncal, o presidente da Codeba, José Rebouças, o secretário da Sedham, Paulo Damasceno, entre outras autoridades.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]