Presidente da Síria se prepara para renunciar, diz rede estatal de televisão

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois de 11 dias de intensos protestos contra o governo, o presidente da Síria, Bachar Al Assad, aceitou hoje (29/03/2011) renunciar ao cargo. Ele prepara um pronunciamento à nação, segundo informações da rede estatal de televisão da Síria. A renúncia ocorre em mais um dia de manifestações em Damasco, capital do país. Os manifestantes, que exigem reformas democráticas, enfrentaram os policiais e foram duramente reprimidos.

A expectativa, segundo os manifestantes, é que Assad, além da renúncia, anuncie também o fim das leis de emergência e a anulação de outras restrições às liberdades políticas e civis, incluindo a liberdade de imprensa e o pluralismo político.

Paralelamente, o governo organizou uma manifestação de apoio a Assad. A rede estatal de televisão exibiu imagens de manifestações idênticas nas principais cidades do país à exceção de Latakia, o principal porto da Síria, e onde as autoridades não promoveram atos.

No último fim de semana, homens armados dispararam contra a população em Latakia provocando 13 mortes, entre militares e civis, e ferindo 85 pessoas. O regime acusou radicais muçulmanos de envolvimento nos incidentes.

*Com informação da Agência Lusa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116772 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.