Prefeitura participa de Fórum Internacional nos EUA. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Fórum entre os dias 5 e 6 de abril, nos EUA

Os investimentos em tecnologia promovidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana na área de educação serão apresentados no Fórum de Líderes de Governo – América Latina e Caribe -, entre os dias 5 e 6 de abril. O encontro vai ocorrer no W Hotel Downtown Washington DC, nos Estados Unidades da América (EUA).

O convite, feito pela Microsoft Brasil, levou em consideração os investimentos do Governo Municipal em tecnologia nas escolas da rede pública municipal, a exemplo de instalação de centros digitais, com acesso gratuito a internet, lousas eletrônicas, implantação da escola itinerante de informática (ônibus digital), entre outros investimentos.

A 13ª edição do Fórum para Líderes de Governo tem como tema “Inspirando a nova geração de líderes de governo”. Na ocasião, também serão discutidos o papel da educação na nova geração de cidadãos, o desenvolvimento econômico, inclusão social e o aumento da eficiência governamental através do uso da tecnologia.

O Fórum é um evento que trará oportunidades para que líderes possam trocar experiências, desenvolver relacionamentos através de discussões interativas, estudos de casos práticos e apresentação de importantes palestrantes.

De acordo com o convite, entre os palestrantes do Fórum de Líderes de Governo está o ex-presidente da República do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

O prefeito Tarcízio Pimenta considerou o convite como um reconhecimento ao avanço tecnológico no município de Feira de Santana. “Esse convite, feito a poucas cidades do Brasil, demonstra o reconhecimento do esforço do Governo Municipal no processo de inclusão social e digital dos alunos da rede pública de ensino”, disse o prefeito.

Escola no Subaé será reentregue à comunidade

Professores e alunos vão encontrar uma estrutura revitalizada

A Escola Professor Luciano Ribeiro Santos, localizada na rua Uirapurú, s/nº, Parque Lagoa Subaé, será reentregue à comunidade escolar nesta quinta-feira (17), às 8 horas. Ao retornarem para as salas de aula, professores e alunos vão encontrar uma estrutura totalmente revitalizada. Na área externa, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Educação, fez reparos no muro e pintura geral, e nas dependências da escola foi construída rampa de acesso para portadores de necessidades especiais.

O prédio também recebeu pintura interna, forro em PVC nas seis salas de aula, reparo nas redes elétrica e hidráulica, substituição de vasos sanitários e pias dos banheiros masculino e feminino, além de uma sala de recursos multifuncionais para atender as crianças da comunidade com necessidades especiais.

Além disso, a escola ganhou quadro branco em todas as salas de aulas, irá receber novo mobiliário, o que inclui carteiras, mesas e cadeiras para professores, e bancos de concreto na área de lazer para os 170 alunos do 2º ao 5º ano que estudam no turno matutino e compõem o programa “Mais Educação”, à tarde.

“Nossa escola está outra coisa. Ficou bem melhor, tanto que os pais e alunos comentam e demonstram a satisfação”, afirma a diretora da unidade, Luciene Almeida. Segundo ela, os trabalhos foram intensificados nos últimos dias e realizados, inclusive, durante o Carnaval e finais de semana. A obra está sendo executada pela Construtora MDC.

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Feira de Santana reinaugurou diversas escolas da rede municipal. A mais recente foi a escola Eurides Franco Lacerda, que ganhou um prédio anexo na rua Souza Lopes do bairro Conceição I, na segunda-feira (14). Também foram recuperadas as Escolas Manoel Avelino, em Tiquaruçu, e Antônio Elói da Costa, no bairro Baraúnas.

Das 213 unidades de ensino, 140 foram recuperadas no ano passado e mais de 10 passam por revitalização, conforme o secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevêdo. O Governo Municipal também está construindo quatro novas escolas amplas no Campo Limpo, Alto do Papagaio, Candeal II, distrito de Matinha, e Jardim Acácia.

Reforma do Beira Riacho em fase de conclusão

Praça Esportiva será entregue no próximo domingo

As obras de reforma e ampliação da Praça Esportiva João Marinho Falcão, conhecida como Beira Riacho, já estão em fase de conclusão. O serviço foi fiscalizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (16). O equipamento será entregue totalmente reformado à comunidade no próximo domingo (20), quando acontecerá a abertura do Campeonato da Rua Nova.

A Praça Esportiva também ganhou uma concha acústica com palco aberto e dois camarins. Neste espaço serão realizados cursos e oficinas de música para os jovens da comunidade do bairro Rua Nova e adjacências. No local também foi executado o serviço de ampliação da quadra de areia, implantação da rede de esgoto, além da pintura de todo o equipamento.

O campo de futebol foi melhorado a partir do nivelamento. Também foram instalados bancos de reserva e banco do mesário. As arquibancadas foram recuperadas e os árbitros terão vestiários separados. O equipamento esportivo também terá uma área específica para a prática da musculação e demais atividades físicas. A instalação dos aparelhos já está sendo finalizada.

Toda a iluminação também foi revisada, garantindo aos desportistas a possibilidade da realização de atividades esportivas também à noite. A obra está sendo realizada pela empresa T&F Construções e Empreendimentos, com recursos próprios do Município da ordem de R$ 211 mil.

Projeto de incentivo à leitura e criatividade

Coordenadores do Paralapracá recebem formação, nesta quinta

Mais de 3.200 crianças matriculadas na rede municipal de ensino estão sendo beneficiadas com o Projeto Paralapracá, de incentivo à leitura e criatividade. Na próxima quinta-feira (17), os 25 coordenadores do projeto recebem formação, durante encontro na Universidade Norte do Paraná (Unopar), localizada na rua Desembargador Felinto Bastos (antiga rua de Aurora), Centro.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o projeto é oferecido a alunos da Educação Infantil, na faixa etária de três a cinco anos. As atividades são desenvolvidas pelos professores, em sala de aula, utilizando livros de literatura infantil, CDs de músicas de cantiga de roda, fantoches, dedoches, dentre outros itens.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]