Prefeitura de Feira de Santana afirma que a empresa Qualix mantém histórico de infrações e multa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Qualix Serviços Ambientais Ltda (atual Sustentare Serviços Ambientais) mantém um histórico de infrações e multas nas Secretarias Municipais de Serviços Públicos (Sesp); Meio Ambiente e Recursos Naturais, e até mesmo no Instituto de Meio Ambiente da Bahia (Ima).

Em 2010, por exemplo, a Sesp registrou 413 infrações contra a empresa Qualix e outras 152 somente em 2011. Ao todo, nos últimos 14 meses, foram registradas 565 infrações, gerando sanções administrativas e multa.

Dentre as infrações de maior gravidade, destaca-se o auto de infração 0182/2007 (processo nº 2007-003769) do Instituto do Meio Ambiente da Bahia (Ima). A empresa Qualix foi autuada por promover despejo de chorume em corpo hídrico sem a devida licença ambiental. A infração foi registrada em 2007.

Conforme o Ima, a Qualix Serviços Ambientais infringiu os artigos 176 da Lei 10.431/2006, que considera infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente; além infringir normas do Decreto Estadual 7.967/01, que institui a Política Estadual de Administração de Recursos Ambientais.

A infração (lavrada em 19/06/2007) também gerou uma dívida para a Prefeitura Municipal de Feira de Santana no valor de R$ 187.520,69. Por não ter sido paga à época, a Prefeitura teve seu cadastro registrado na Dívida Ativa Estadual.

De acordo com Certidão da Dívida Ativa, expedida pelo Ima, sobre o valor da dívida incide correção monetária, multa e juros de mora mensal, que deverão ser atualizados por ocasião do pagamento, de conformidade com a legislação vigente.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) já foi informada sobre o débito. A PGM busca meios legais para que a empresa Qualix Serviços Ambientais seja responsabilizada pelo débito gerado à Prefeitura.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]