Políticos e imprensa visitam Hospital Estadual da Criança. Com seis meses de funcionamento, o HEC já realizou mais de 48.440 mil atendimentos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Na tarde da última sexta-feira (25/03/2011), políticos e parte da imprensa de Feira de Santana visitaram as instalações do Hospital Estadual da Criança (HEC), que completou seis meses de funcionamento com 48.444 atendimentos.

Participaram da visita, o deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembléia Legislativa, a diretora do HEC, Edilma Reis, o médico André Guanaes, presidente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), órgão gestor do hospital, os vereadores Marialvo Barreto, Ângelo Almeida, Ailton Mô, o deputado Carlos Geilson, além de representantes dos veículos de comunicação.

Segundo a diretora Edilma Reis, o objetivo da visita, que será realizada continuamente, é apresentar o espaço para que a sociedade possa fiscalizar as atividades desenvolvidas pelo HEC.

O deputado Zé Neto esclarece sobre a dimensão e importância de um hospital com esse porte em Feira de Santana. “O HEC atualmente já é o maior hospital de referência para atendimento infantil no nosso Estado. Funcionando com mais de 130 leitos, desses são 20 leitos de UTI. Essa é uma unidade que avança a passos largos na construção da profissionalização, porque é também um hospital escola. Por essas relevantes ações, destaco o belo trabalho realizado pelo Instituto Sócrates Guanaes e pela diretora Edilma Reis”, explica Zé Neto.

Visita

Durante aproximadamente duas horas, a direção do hospital esclareceu dúvidas dos visitantes, que conheceram os 96 leitos de internamento, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que já corresponde a 64% da capacidade prevista para o primeiro ano de funcionamento (150 leitos).

O HEC também conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (Emergência) que oferece mais 37 leitos, sendo que destes, sete são unidades de estabilização que funcionam, na prática, como “UTIs” na Emergência. Somente neste setor, já foram realizados 16.423 atendimentos, o que representa uma média de 100 pacientes por dia.

A direção do Hospital também apresentou aos visitantes a modalidade de atendimento através do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), isto é, através de um sistema de triagem hospitalar criado pelo Ministério da Saúde, que classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde.

Os comunicadores e políticos visitaram a ala onde é realizado o método “Mãe Canguru”, que é um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. Com a posição canguru, há um aumento do vínculo mãe-filho, que auxilia no desenvolvimento psicomotor dos recém-nascidos de baixo peso e promove o aleitamento materno. Por isso, este método tem sido utilizado em diversas unidades de saúde do mundo e no Hospital Estadual da Criança já conta com 10 leitos.

Os visitantes também conheceram as atividades de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelo Hospital da Criança, com a promoção de cursos, treinamentos não somente para qualificar seus colaboradores e equipe médica, mas como também prestar um serviço à comunidade acadêmica.

Ampliação no atendimento

A direção do Hospital confirmou que a unidade deverá estar em total funcionamento após dois anos de atendimento, um parâmetro comum para um hospital dessa complexidade. A partir do mês de abril, o atendimento ambulatorial do HEC será ampliado, e especialidades como ortopedia, pneumologia, endocrinologia, hematologia, hebiatria, gastroenterologia, neurocirurgia, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, nefrologia, urologia, dentre outras, estarão sendo oferecidas na unidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]