Plantar árvores é investimento rentável, afirma entrevistado do Sintonia Ambiental

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Plantar árvores é investimento rentável.
Plantar árvores é investimento rentável.

Plantar árvores nobres para fornecer madeira para a indústria moveleira. Esse é o projeto do engenheiro agrônomo Ivo Bogdan, entrevistado desta quinta-feira (10/03/2011). Durante 27 anos, Bogdan foi diretor técnico da Cooperativa dos Cafeicultores de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Agora, depois de aposentado, ele decidiu se dedicar à geração de mudas e ao cultivo das árvores nativas que produzem as chamadas “madeiras de lei”.

O termo madeira de lei é utilizado desde a época do Brasil Colônia, quando as árvores que produziam madeira nobre, de qualidade, só podiam ser derrubadas com autorização do governo de Portugal. A madeira de lei tem coloração escura e forte resistência a oscilações de temperatura e ataque de insetos. Atualmente, essa classificação é mais ligada ao seu valor comercial.

Sua resistência se deve à produção de substâncias químicas que protegem o tronco da árvore do ataque de fungos e insetos. Graças a essa proteção, uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos e servir para diversas aplicações, da construção de casas ao desenvolvimento de instrumentos musicais, passando pela fabricação de móveis super-resistentes. São exemplos de madeira de lei o jatobá, o mogno e o jacarandá, entre outras. Bogdan acredita na “poupança verde” e sustenta que não há investimento mais rentável a longo prazo do que plantar árvores nobres.

*Com informação da Agência Câmara.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113537 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]