ONU pede mais esforços para combater tráfico de drogas no mundo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes diz que prevenção à corrupção é vital em políticas de prevenção ao crime; agência lança relatório nesta quarta-feira em Brasília.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, apresenta, na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes.

Segundo o documento, uma das prioridades na luta contra o tráfico de drogas é o combate à corrupção. Especialistas afirmam que os lucros ilícitos gerados pelo mercado de drogas ultrapassa os gastos de vários governos para combater o crime.

Corrupção

De acordo com o Unodc, o problema é uma ameaça à ordem pública e à segurança nacional.

A agência da ONU afirma ainda que, em muitos casos, as organizações criminosas criaram um império do tráfico de drogas e passaram a representar forças políticas. O sistema acabou prejudicando o combate, uma vez que os próprios órgãos que deveriam reprimir o narcotráfico acabam comprometidos com a corrupção.

O relatório do Unodc também destaca a importância do combate à corrupção em áreas do Judiciário. O documento revela que as decisões devem ser públicas e disponíveis ao público em meios de informação e comunicação.

De acordo com a agência da ONU, um dos novos desafios para a polícia é o surgimento das “drogas de desenho”, de forma manipulada, que está burlando sistemas de fiscalização.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115123 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.