Obras de artes de estudantes da rede estadual e de artistas plásticos ganham exposição na Assembleia Legislativa da Bahia

Obras de arte da terceira edição do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) voltam a ser expostas entre os dias 14 e 18 de março de 2011 na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Centro Administrativo da Bahia). Os trabalhos dos estudantes da rede estadual de ensino vão dividir o espaço com as obras doadas pelos integrantes da Associação dos Artistas Modernos da Bahia, em prol do movimento Todos Pela Escola, capitaneado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A abertura será nesta segunda-feira (14/03), às 10h. Durante os cinco dias, o público poderá conferir a exposição das 10h às 17h.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia, e tem a curadoria dos artistas plásticos Edvaldo Gato e Edson Calmon. Nas suas obras, os estudantes retratam cenas e cenários da vida cotidiana urbana e rural, das expressões de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das expressões e manifestações culturais.

“Fazendo uso de técnicas variadas, os estudantes abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo, oriunda da natureza e do cotidiano da vida social”, sintetiza a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

Dentre as obras integrantes da mostra, destacam-se as cinco que foram selecionadas em 2010: Fome de educação, de Alberto Gomes Monteiro Júnior (Colégio Estadual Moisés Boana, em Ilhéus); Esperança nordestina, de Emanuel Maciel e José Adilson (ambos do Colégio Estadual Wilson Pereira, em Paulo Afonso); Mulher negra bebendo água de coco, de Roberto Nascimento (Colégio Estadual de Cachoeira, em Cachoeira); Missão cumprida. E agora?, de Pablo Brito da Silva (Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu); Obra sem título, de Flávio Kaic (Colégio Estadual Normal São Pedro, em Macarani).

Além das artes do AVE, a exposição contará com as obras dos artistas plásticos André Barbosa, Ana Portela, Adenilse Romana, Edson Calmon, Edvaldo Gato, Graça Ramos, Jani Sault, Judite Gato, Marcelo Gato, Natália Cavalcante, Nancy Novais, Rosana Peixoto, Sérgio Tiano, Terezinha Dumet, Walter Ganso, Waldo Robato e Zú Campos. Todos são integrantes da Associação dos Artistas Plásticos Modernos.

Projeto AVE – Realizado pela Secretaria da Educação desde 2008, o Artes Visuais Estudantis (AVE) tem como objetivo promover as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. O projeto, uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico e cultural, integra as políticas culturais para a juventude estudantil. O AVE foi concebido a partir de uma perspectiva ampliada para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, bem como estudantes das modalidades Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Normal e Profissional.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]