O senador Walter Pinheiro cobra do Ministro da Educação, Fernando Haddad, criação do Fundep

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou do Ministro da Educação, Fernando Haddad, a criação do Fundep – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissionalizante, durante audiência realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, nesta terça-feira (15/03/2011).

“O Fundo é uma das necessidades que devem ser incluídas no Plano de Governo do MEC, pois possibilitará que os estados promovam o ensino técnico, através do Programa Universidade para Todos (Prouni). Na Bahia, em quatro anos com o nosso Governador Jaques Wagner, aumentamos o número de matriculados no ensino profissionalizante de quatro mil para 40 mil. Essa é uma realidade possível pela capilaridade do Estado”, disse Pinheiro.

Território – O senador também solicitou atenção especial do governo federal aos municípios com grandes extensões territoriais, que enfrentam altos custos para levar a educação a suas crianças. Ele falou sobre a disparidade, citando municípios baianos: “Lauro de Freitas, próximo a Salvador, com 243 mil habitantes e 60 quilômetros quadrados, e o município de Sento Sé, cuja área é de 14 mil quilômetros e uma população de 30 mil. Em Sento Sé, que é duzentas vezes maior que Lauro de Freitas, para um aluno ou professor chegar à escola da zona rural, eles têm que andar até 200 quilômetros”, disse.

O ministro Haddad ponderou que a avaliação feita para diferenciação por território do município é pequena: “Talvez, para aplicar esse conceito, tenhamos de alargar um pouco a variação pelo território. Acredito que dessa forma possamos contemplar situações tão díspares como citadas pelo senador Pinheiro”, afirmou Haddad.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.