Feira de Santana: prefeito Tarcízio Pimenta busca financiamento para projetos de infraestrutura através do Desenbahia

Prefeito Tarcízio Pimenta durante reunião no Desenbahia.
Prefeito Tarcízio Pimenta durante reunião no Desenbahia.
Prefeito Tarcízio Pimenta durante reunião no Desenbahia.
Prefeito Tarcízio Pimenta durante reunião no Desenbahia.

O Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. – demonstrou interesse em financiar projetos de infra-estrutura propostos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Os projetos foram discutidos na tarde desta quarta-feira (16/03/2011), durante encontro do prefeito Tarcízio Pimenta e presidente do órgão, Luiz Alberto Petitinga.

A pavimentação de ruas de diferentes bairros da cidade está entre as prioridades apresentadas pelo Governo Municipal. Os bairros prioritários seriam aqueles onde estão localizados os programas Minha Casa, Minha Vida.

“O programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana é destaque nacional. Mas os bairros onde o programa foi desenvolvido precisam de melhorias. O Governo Municipal tem se preocupado com essa situação e vem buscando melhorias para a infra-estrutura desses locais”, declarou o prefeito Tarcízio Pimenta.

O presidente do Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, apresentou ao prefeito Tarcízio Pimenta as linhas de crédito disponíveis. “Estamos presentes em várias cidades da Bahia. Precisamos que a Prefeitura apresente seus projetos para que eles possam ser avaliados e implementados”, observou.

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, afirmou que a Prefeitura tem projetos elaborados, mas precisam apenas de atualização de ajustes. “Isso não inviabliza a apresentação dos projetos, dependemos apenas de alguns ajustes”, afirmou.

Outro questionamento, diz respeito a capacidade de endividamento da Prefeitura Municipal. O secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, revelou que o Município está totalmente regular.

“Não temos qualquer dificuldade com a nossa capacidade de endividamento. A Prefeitura de Feira de Santana está totalmente regular”, disse.

Além de projeto de infra-estrutura para a cidade, o prefeito Tarcízio Pimenta apresentou, também, o interesse do Governo Municipal de modernizar o Centro de Abastecimento.

“O Centro de Abastecimento tem mais de 30 anos de fundado. Precisa ser revitalizado, mas para isso é necessário a elaboração de projeto e a capitação de recursos”, observou.

Durante o encontro, o prefeito Tarcízio Pimenta foi informado do andamento do processo de financiamento de quatro novas ambulâncias para a rede municipal de saúde. Também participaram da reunião o secretário municipal de Comunicação Social, Fabrício Almeida; diretora da Rede Própria de Saúde, Gilberte Lucas; além dos diretores do Desenbahia, Marco Aurélio Félix Cohim Silva, de Administração e Finanças; Marcelo Oliveira, de Desenvolvimento de Negócios; e José Ricardo Santos, diretor de Operações.

Quase 1.300 novos empregos em Feira

Feira de Santana ocupou o primeiro lugar no ranking de municípios baianos que mais geraram empregos formais no mês de fevereiro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 1.288 novos postos de trabalho foram criados na cidade.

O setor de construção civil mais uma vez se destacou, gerando 793 vagas de emprego no último mês. Em seguida estiveram os ramos de serviços (279), indústria (128) e comércio (72).

Com os dados, o município ultrapassou os números da capital baiana, classificada em 6ª posição, por oferecer 226 novas oportunidades. Feira de Santana aparece ainda à frente de importantes cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Lauro de Freitas e Simões Filho, que criaram, respectivamente, 654 e 159 vagas.

Vale lembrar que o município feirense nos últimos meses vem alcançando posições de destaque no Caged, a exemplo do 2° lugar alcançado no último mês de outubro e a 3ª posição em dezembro.

O Cadastro, feito mensalmente em todos os municípios brasileiros que possuem mais de 30 mil habitantes, serve, dentre outras coisas, como base para elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho.

Prefeitura em Fórum Internacional nos EUA

Os investimentos em tecnologia promovidos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana na área de educação serão apresentados no Fórum de Líderes de Governo – América Latina e Caribe -, entre os dias 5 e 6 de abril. O encontro vai ocorrer no W Hotel Downtown Washington DC, nos Estados Unidades da América (EUA).

O convite, feito pela Microsoft Brasil, levou em consideração os investimentos do Governo Municipal em tecnologia nas escolas da rede pública municipal, a exemplo de instalação de centros digitais, com acesso gratuito a internet, lousas eletrônicas, implantação da escola itinerante de informática (ônibus digital), entre outros investimentos.

A 13ª edição do Fórum para Líderes de Governo tem como tema “Inspirando a nova geração de líderes de governo”. Na ocasião, também serão discutidos o papel da educação na nova geração de cidadãos, o desenvolvimento econômico, inclusão social e o aumento da eficiência governamental através do uso da tecnologia.

O Fórum é um evento que trará oportunidades para que líderes possam trocar experiências, desenvolver relacionamentos através de discussões interativas, estudos de casos práticos e apresentação de importantes palestrantes.

De acordo com o convite, entre os palestrantes do Fórum de Líderes de Governo está o ex-presidente da República do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

O prefeito Tarcízio Pimenta considerou o convite como um reconhecimento ao avanço tecnológico no município de Feira de Santana. “Esse convite, feito a poucas cidades do Brasil, demonstra o reconhecimento do esforço do Governo Municipal no processo de inclusão social e digital dos alunos da rede pública de ensino”, disse o prefeito.

Prefeito e vereadores visitam TCM e Presidente do TCM ressalta importância do município

O prefeito Tarcízio Pimenta, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Francisco Neto, e os vereadores Antônio Carlos Passos de Ataíde e Alcione Cedraz visitaram o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na tarde desta segunda-feira (15). Estiveram reunidos com o presidente Paulo Virgílio Maracajá, empossado no dia 10 deste mês.

Durante a visita, o presidente do TCM, Paulo Maracajá, tomou conhecimento dos investimentos que o Governo Municipal vem realizando em Feira de Santana, principalmente nas áreas de saúde e educação, visando proporcionar melhorias na qualidade de vida da comunidade.

“O prefeito Tarcízio Pimenta tem se preocupado em ofertar serviços como saúde e educação de qualidade para o feirense. A aplicação de recursos tem sido realizada de forma cristalina, o que lhe garante uma administração transparente como prevê a lei”, disse o presidente do TCM.

A atração de novos investimentos para o município, inclusive em função da oferta de infra-estrutura, tem sido destaque de Feira de Santana no cenário nacional. A cidade também está entre as cidades que mais geraram emprego nos últimos meses.

O presidente Paulo Maracajá ressaltou a satisfação em receber a visita do prefeito Tarcízio Pimenta e dos vereadores. “O prefeito é um amigo desde o período em que era deputado estadual e hoje vem nos visitar com vereadores. Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e segue o rumo que a confirma como Princesa do Sertão”, afirmou, ao ressaltar que dentro em breve pretende visitar a cidade para observar os investimentos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]algrandebahia.com.br.