O esforço de Jaques Wagner pelo desenvolvimento da Bahia | Por Josias Gomes

Josias Gomes, deputado federal pelo PT da Bahia,
Josias Gomes, deputado federal pelo PT da Bahia,

Não é de agora que a imprensa nacional registra o esforço que vem sendo desenvolvido pelo governador Jacques Wagner em favor do Estado da Bahia. Em nota incluída em sua edição deste final de semana, a revista Isto É, de circulação nacional, destaca a praticidade e o denodo do líder petista. Diz a Nota: “Assim que terminou a reunião dos governadores do Nordeste na segunda-feira 21, Jaques Wagner, da Bahia, pegou um avião para a Coreia do Sul. Negocia investimentos na produção de energia nuclear, a gás, eólica e também na indústria naval”.

Efetivamente, a Coréia do Sul é, entre os países do mundo atual, um dos que mais têm investido em educação e modernidades, o que terminou alavancando aquela Nação a um posto de relevo entre as mais desenvolvidas. Entre os fatores que permearam esse extraordinário desenvolvimento situa-se, justamente, o de energias limpas, como a nuclear, a movida a gás, a eólica. Também a indústria naval tem notável desenvolvimento, naquele país. Dessa forma, o estabelecimento de parcerias com os coreanos somente benefícios podem ser carreados para o Estado da Bahia.

Portanto, ao invés de se limitar às disputas políticas regionais – indo além, ainda, de tudo o que pode, e vem sendo, oferecido pelo governo federal, à Bahia – Wagner também busca, no Exterior, parcerias importantes para o nosso desenvolvimento. Revela, acima de tudo, um caráter altamente empreendedor, por sinal, uma característica marcante do governo petista que se instalou na Bahia em 2006, quando Wagner tomou posse, pela primeira vez, no governo baiano, enquanto Lula tomava posse, pela segunda vez, como presidente da República. Essa conjunção de esforços em favor do estado constitui-se em verdadeiro divisor de épocas.

Não é à toa que o estado vem crescendo e despontando como o grande timoneiro da economia nordestina, o que se expressa em todos os segmentos da economia regional. Impressionam obras como a ferrovia Oeste-Leste e o projeto do Porto Sul, que, compondo uma única e grande obra, se transformará em um extraordinário vetor de fortalecimento da agropecuária e da produção mineral da Bahia. Isto, sem falar no incremento que o projeto dará ao turismo do Sul do estado, ao lado de outras regiões baianas. O esforço em favor da navegabilidade do São Francisco, da atração de uma usina nuclear para o estado e da captação de novos projetos empresariais completam essa realidade de grandes avanços em favor do povo baiano. E tem mais, muito mais…

Tudo isto revela que a Bahia passa por um momento de extraordinário crescimento, em todas as áreas. Sem dúvida, um legado que o governo petista vai deixar inscrito de forma indelével na história da Bahia. Impossível, portanto, deixar de manifestar nosso orgulho em participar, com nosso apoio e parceria, em tudo quanto nos é possível colaborar, desse momento histórico pelo qual atravessa o estado. Um orgulho que não é apenas nosso, mas, de resto, de todos os que compomos o PT, e, da mesma maneira, de todos os partidos que fazem parte da base de sustentação do governo de Jacques Wagner.

*Josias Gomes, deputado federal pelo PT da Bahia.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário