Número de casos de meningite diminui 67% em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os baianos e turistas que curtirão o Carnaval em Salvador têm mais um motivo para aproveitar, com tranquilidade, a festa: a redução de casos da meningite meningocócica na capital. Os resultados da vacinação realizada no ano passado – e também nos dias 12 e 13 de fevereiro deste ano – já têm repercutido positivamente no quadro epidemiológico da doença.

Dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica do Estado apontam que, até o dia 26 de fevereiro, ocorreram 25 casos da doença meningocócica na Bahia, o que significa redução de 24,2%, em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registrados 33 casos.

Em Salvador, enquanto em 2010 foram registrados 24 casos, este ano (também até o dia 26 de fevereiro), o número caiu para oito, o que representa diminuição de 67%. As notificações de óbitos na capital baiana reduziram de seis para três.

Imunização

A assessora técnica da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, Marlene Tavares, atribui o resultado, principalmente, à iniciativa do Governo do Estado de vacinar contra a doença, em 2010, crianças menores de 5 anos e jovens de 10 a 24 anos. Nessa ação, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) investiu cerca de R$ 40 milhões na aquisição de 2 milhões de doses da vacina contra meningite C.

Mesmo com a redução dos casos, Marlene Carvalho alerta: as pessoas que suspeitarem ter contraído a doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Ela lembra ainda que quanto mais cedo for diagnosticado e mais precoce o início do tratamento adequado, mais chances para uma evolução para a cura.

Entre os sintomas mais comuns da doença estão febre, dor de cabeça e na nuca e manchas vermelhas pelo corpo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]