Município de Quijingue comemora 49 anos de emancipação política

O município de Quijingue, localizado na região do sisal, comemora hoje, dia 15 de março de 2011, 49 anos de emancipação política administrativa. Palavra indígena que significa mata fechada dá nome ao município. Conta os historiadores que na Fazenda Onça anualmente era comemorado o dia de São João da Onça, e em razão do sucesso alcançado a festa passou a chamar-se de São João da Onça, sendo frequentada por todos os moradores das regiões vizinhas. Com o passar do tempo a festança fora transferida para a Fazenda Lagoa Grande, que a partir de então, passou a contar com um fluxo de pessoas cada vez maior. Acompanhado de vários seguidores, chegou ao arraial, por volta de 1893, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, quando o nome da localidade, de Lagoa Grande mudou para o de Triunfo.

Nesse período, o povoado fora visitado pelos revoltosos que inquietavam a população por onde passavam. Posteriormente contou com a presença do cangaceiro, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Pertencente ao município de Tucano, surgiram os primeiros movimentos para emancipação política, que veio a se concretizar em 15 de março de 1962, elevado a categoria de cidade, através da Lei Estadual nº 1.640, quando da criação do município de Quijingue.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.