Mudanças nas eleições brasileiras | Por José Agripino

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Na última terça-feira, o Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania deram início a um proveitoso debate sobre a Reforma Eleitoral num encontro realizado em Brasília. O partido foi o primeiro do País a reunir todos seus líderes e parlamentares para sugerir mudanças no sistema eleitoral brasileiro. O tema já começou a ser debatido no Congresso Nacional, tanto no Senado quanto na Câmara. O Democratas conta como seus representantes nas Comissões que discutem o assunto, o senador Demóstenes Torres e o deputado Ronaldo Caiado.

Na reunião, o presidente da Fundação, ex-deputado José Carlos Aleluia, nos apresentou o resultado da pesquisa com internautas no site do partido e também com os próprios parlamentares sobre as regras de nossas eleições. O que temos como certo é a real insatisfação de todos com o sistema atual e a necessidade de mudanças. O debate foi longo e muito produtivo. Para aprimorar as discussões, o partido ainda convidou o cientista político, pesquisador da IUPERJ, Jairo Nicolau.

Será a partir dessas conversas que o Democratas formalizará, em breve, um documento com pontos consensuais sobre o tema para ser apresentado à sociedade. Em uma questão muito importante já temos um acordo inicial: o partido posicionou-se pelo fim das coligações proporcionais.

As sugestões apresentadas foram muitas e o debate seguirá intenso. Em mais de quatro horas, o partido debateu suas idéias com absoluta liberdade de opinião. Discutimos a introdução da lista pré-ordenada, do voto distrital, do sistema misto, do financiamento público, entre outros modelos. Nossa intenção é encontrar pontos de consenso, sempre por meio do diálogo e do livre debate.

Em novas reuniões que iremos fazer pelo País, vamos ouvir, conversar e buscar saber que mudanças são exigidas pela sociedade com relação ao atual sistema político. Nosso objetivo é apresentar e tentar fazer valer as propostas que possam atender aos anseios do Brasil.

*Por José Agripino

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]