MCT e MEC aprovam o projeto Reflora desenvolvido pela pela UESC

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O projeto ‘Reflora em Malpighiales no Leste Setentrional Brasileiro’, desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi aprovado por meio do edital Reflora-56/2010 do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Coordenado pelo professor André Amorim, o projeto terá a participação de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, além de parceiros como o Instituto de Botânica de São Paulo, o Herbário do Centro de Pesquisas do Cacau e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é auxiliar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e FAPs na criação de uma base virtual de plantas da flora brasileira, que será sediada no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

No edital foram selecionadas 25 propostas de apoio financeiro a projetos que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, por meio da pesquisa, resgate e uso das informações e disponibilização no Herbário Virtual Autenticado de Espécies da Flora do Brasil – Reflora. O trabalho abrange as plantas coletadas nos séculos 18, 19 e 20 e depositadas nos herbários do Royal Botanic Gardens de Kew, Inglaterra, e do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, França.

A iniciativa objetiva promover a ampliação do conhecimento, uso sustentável e conservação da flora brasileira, a validação da identidade taxonômica de todos as espécies analisadas, a designação das modalidades de materiais-tipo encontrados e a capacitação de estudantes brasileiros em Taxonomia de espécies da flora brasileira.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]