Jornalistas que cobrem as manifestações por liberdade são alvos de governos autoritários

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Desde que as manifestações populares no mundo árabe começaram, a onda de agressões contra jornalistas tem aumentado pelo mundo. Com a crescente ameaça de levantes de cidadãos pelo fim de regimes autoritários, governantes de países como China e Líbia estão repreendendo violentamente os profissionais de imprensa.

No último domingo, de acordo com a Agência Brasil, a polícia chinesa prendeu jornalistas das agências ZDF, BBC e da Associated Press, além de uma equipe da rede de televisão alemão ARD, quando tentavam registrar protestos em Pequim.

A organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras havia relatado desrespeitos e agressões contra jornalistas no Egito desde que se intensificaram os protestos no país. Vários profissionais relataram casos de violência, roubos e humilhações, além de censura.

Jornalistas brasileiros também já foram vítimas. Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, ficaram impedidos de fazer a cobertura dos acontecimentos no Egito.

Segundo informações do Departamento de Estado norte-americano, o governo da Líbia passou a considerar todos os jornalistas estrangeiros que entram sem autorização no território líbio como “colaboradores da Al Qaeda”.

Em contextos de oposição a governos não-democráticos, é importante garantir que a liberdade de informação não seja ameaçada por atos de violência das forças governamentais contra à imprensa internacional. Como declarou recentemente a diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, “A violência contra jornalistas representa um ataque contra o direito básico da liberdade de expressão e, portanto, uma ameaça direta à democracia”.

*Com informação do Centro Knight | Natalia Mazotte

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.