Inscrições para o Projeto Universidade para Todos têm início no dia 28 de março e Secretaria da Educação inicia inscrições de professores

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Secretaria da Educação inicia inscrições para avaliação de desempenho de professores dia 31 de março

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai realizar a Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério para possibilitar o avanço na carreira de 3 mil profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos. As inscrições são gratuitas, começam no dia 31 de março e prosseguem até 8 de abril exclusivamente pela Internet, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – www.cespe.unb.br. O edital foi publicado nesta quinta-feira (24/03/2011) no Diário Oficial do Estado.

A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do governo do Estado. Além de garantir um aumento salarial de até 15%, a avaliação gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, e ainda ajuda os professores no seu próprio desenvolvimento.

Os interessados devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde tem interesse em realizar a prova. A avaliação será realizada no dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Processo – A avaliação é composta por duas etapas. A primeira é a Avaliação Individual, que consiste na aplicação de prova de conhecimentos específicos e pedagógicos. Com questões objetivas e discursivas, a prova possui 45 questões e é de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos terão 4 horas para resolvê-la. Os locais da prova serão divulgados no Diário Oficial do Estado e, também, no site do Cespe.

A segunda etapa será a Avaliação Institucional, considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem um indicador de desempenho igual a 60 pontos. “É um feito muito importante para a Bahia porque o resultado da avaliação gera subsídios para traçarmos a política de formação continuada, e nos permite conhecer melhor as potencialidades e as necessidades dos nossos professores”, considera Cláudia Cruz, superintendente de Recursos Humanos.

Requisitos – Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010. Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. As disciplinas de avaliação são: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.

Plano de Carreira – De forma pioneira, a iniciativa faz parte do Plano de Carreira do Professor, instituído em 2008, que estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional, decorrente da avaliação de desempenho. As bases da reestruturação foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato.

Inscrições para o Projeto Universidade para Todos têm início no dia 28 de março

De 28 de março a seis de abril, acontecem as inscrições para a etapa 2011 do Projeto Universidade para Todos. O procedimento será realizado exclusivamente pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), que também disponibiliza o edital com todas as informações necessárias. A iniciativa, que tem o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede estadual ao ensino superior, aumentou, para este ano, o número de vagas em 44% e vai beneficiar mais de 35 mil alunos de 146 municípios do Estado, entre egressos do ensino médio e concluintes do 3º ano do ensino médio.

O projeto acontece dentro das unidades escolares estaduais da Bahia, o que estimula a participação e a continuidade dos estudos. Para concorrer a uma vaga, o estudante deve estar regularmente matriculado no 3º ano do Ensino Médio, ter cursado a 5ª série do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio seriado em escola pública municipal ou estadual no Estado da Bahia. No caso de egressos da rede pública de ensino, terá que ter cursado da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio seriado ou modalidades correspondentes na Bahia.

O Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação do Estado e executado em parceria com as quatro universidades estaduais – Uesc, Uefs, Uesb e Uneb – e com a Universidade Fedaral do Recôncavo (UFRB).

O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h ou pelo email [email protected]

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108839 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]