Inscrições para avaliação de desempenho de professores na Bahia começam nesta quinta-feira

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Começam nesta quinta-feira (31/03/2011) as inscrições para a Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério, que oferece três mil vagas. Os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino interessados em obter avanço horizontal na carreira têm até 8 de abril para se inscrever – de forma gratuita e voluntária – no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe).

Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Sátiro Dias, Abigal Novaes Quinteiro foi uma das classificadas na primeira edição da avaliação e acha importante a iniciativa. “Sempre fui a favor de que a educação deve ser baseada na meritocracia. A avaliação veio para estimular o professor a se capacitar, a se renovar, e quem ganha com isso é a educação. A partir do momento em que dominamos novas técnicas e as levamos para a sala de aula, o ensino melhora e, consequentemente, o aprendizado”.

Os interessados devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde tem interesse de realizar a prova. A avaliação está marcada para o dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Etapas

O processo é composto por duas etapas. A primeira, Avaliação Individual, consistirá da aplicação da prova de conhecimentos específicos e pedagógicos, em locais a serem divulgados no Diário Oficial do Estado e no site do Cespe. Com questões objetivas e discursivas, a prova terá 45 questões e é de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa será a Avaliação Institucional, considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Estarão classificados os participantes que obtiverem indicador de desempenho igual a 60 pontos.

Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico e ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010. O profissional também deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico.

As disciplinas de avaliação são Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. A iniciativa faz parte do Plano de Carreira do Professor, instituído em 2008, que estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional, decorrente da avaliação de desempenho.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]