IBGE se contradiz ao divulgar número da população de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A pessoa que for buscar o número de habitantes do município de Feira de Santana terá a incerteza como resposta oficial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão, que se constitui como principal provedor de dados e informações do país tem dois números referentes à população feirense e descrições das fontes conflituosas.

O primeiro número pode ser visto no site do IBGE, link cidades, em que podem ser visualizados dados sobre todos os municípios do Brasil. Nessa página, o número populacional da cidade corresponde a 556.756 habitantes, sendo que na descrição o dado população, diz respeito a Contagem da População em 2007.

Em outra página do IBGE, também, no link cidades, Feira de Santana possui o mesmo número de habitantes descrito acima. O problema, desta vez, refere-se à descrição das fontes, pois o dado população, conforme informa o site, é do Censo 2010.

Com um número diferente, os dados do Censo 2010, publicados no Diário Oficial da União do dia 04/11/2010, e no site IBGE, informam que a cidade de Feira de Santana possui 542.476 habitantes, no ano de 2010, sendo a diferença entre os números divulgados pelo IBGE equivalente a 14.280 habitantes.

O Jornal Grande Bahia (JGB) procurou explicações à diretoria do IBGE em Feira de Santana, nesta manhã (09/03/2011), mas devido às festividades carnavalescas o órgão, nesta quarta-feira, somente funcionará à tarde.

Com pareceres diferentes da instituição responsável pelos dados estatísticos oficiais do Brasil fica a dúvida sobre o número oficial da população feirense.

Saiba +

Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.

Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.

A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística – INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Desde então, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem.

Confira

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=291080#

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]