Governador de Pernambuco exonera corregedor por constrangimento a repórter

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Corregedor-geral Auxiliar da Secretaria de Defesa Social (SDS), coronel Elias Augusto Siqueira de Souza, foi exonerado, nesta sexta-feira, após intimar o jornalista João Valadares, do Jornal do Commercio, a prestar depoimento e revelar a identidade de militares que teriam servido como fonte de informação para uma série de reportagens sobre o sucateamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

O Governador Eduardo Campos, responsável pela exoneração, afirmou que o respeito aos direitos humanos e à liberdade de imprensa embasou a decisão e defendeu o direito ao sigilo da fonte. “Nosso governo é transparente por princípio e por decisão política. Nós consideramos essencial à democracia o preceito Constitucional segundo o qual é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”, disse o governador.

Em nota, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (SinjoPE) repudiou a tentativa de obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação e ao direito de preservar o sigilo da fonte , garantidos pela Constituição Federal.

*Por Natalia Mazotte

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]