Fim do aclamado site de notícias TBD.com ressalta problemático futuro do jornalismo nos EUA

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Apenas seis meses após ser lançado com uma rede de mais de cem blogueiros e foco na apuração de notícias por meio das redes sociais, o site de jornalismo hiperlocal TBD.com está reorganizando sua equipe e mudando sua orientação, de política para entretenimento e comportamento, segundo o jornal Washington Post. A WJLA TV está assumindo o site.

Embora o tráfego do TBD.com estivesse aumentando – foram registrados 1,5 milhão de visitantes únicos em janeiro, contra 715 mil em novembro -, com o faturamento as coisas eram diferentes, acrescentou o Post, embora detalhes não estejam disponíveis. Além disso, conflitos internos também tiveram seu papel.

Com as mudanças, apenas oito repórteres e editores (menos da metade da equipe) terão seus empregos mantidos. O trabalho deles será complementado pelo de profissionais da WJLA-TV, afiliada da ABC em Washington, e do NewsChannel 8 – cujos funcionários contribuirão tanto para o TBD, como para o WJLA.com, que deverá ser relançado em breve. O site havia sido encerrado após o lançamento do TBD, de acordo com o Politico.

Enquanto jornalistas da mídia impressa têm migrado para veículos online, o reposicionamento do TBD como site de entretenimento ressalta as dificuldades e a imprevisibilidade do futuro do jornalismo na internet. O Poynter.org conversou com ex-profissionais do TBD sobre a vida curta do site e as lições que se pode tirar disso.

Em outro texto no Poynter, Rick Edmonds volta no tempo e analisa o que deu errado, destacando seis lições sobre negócios que devem ser aprendidas com o fim do site.

Ao mesmo tempo em que se especula sobre o potencial dos sites de jornalismo hiperlocal como substitutos dos jornais impressos, as mudanças no TBD confirmam a alta “taxa de mortalidade” desse tipo de site.

Ainda assim, o CEO da Journal Register Co., John Paton, repreendeu a Allbritton Communications por desisitir do TBD tão rapidamente, argumentando, em seu blog, que, se TBD tivesse tido mais apoio e tempo, poderia ser um sucesso.

Patton concluiu: “A Allbritton Communications pode fazer o que quiser com seu dinheiro – Deus abençoe a América –, mas não pode fingir ter seriamente investido no negócio do jornalismo hiperlocal após uma experiência de seis meses que parou no meio do caminho. E não pode se esconder atrás de pessoa como Edmonds. O jornalismo local e a equipe do TBD merecem mais. Assim como os americanos, que confiam em seus provedores comunitários de notícias”.

*Com informação do Centro Knight | Summer Harlow

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]