Evento em Genebra lembra trabalho de Sérgio Vieira de Mello na ONU

José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia

Cerimônia que incluirá entrega de prêmio para esforços de promoção da paz e diálogo terá como convidado de honra, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

A carreira de Sergio Vieira de Mello nas Nações Unidas será o tema de uma cerimônia, nesta segunda-feira, em Genebra, na Fundação que leva o nome do ex-alto comissário de Direitos Humanos da ONU.

Vieira de Mello morreu ao lado de outros 21 colegas durante o atentado terrorista à sede da ONU em Bagdá, em agosto de 2003.

Reconciliação

Nesta segunda-feira, o trabalho do brasileiro será lembrado na palestra anual da Fundação Sérgio Vieira de Mello, que tem como convidado de honra o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.

A Fundação foi criada para celebrar a filosofia e trabalho do ex-chefe da Missão da ONU no Iraque. Este ano, será entregue também o primeiro Prêmio Sérgio Vieira de Mello para indivíduos, comunidades ou instituições que tenham se destacado na reconciliação de grupos em conflito.

Desde 2008, a Fundação Sérgio Vieira de Mello convida personalidades para falar sobre assuntos internacionais e diálogo para a promoção da paz. Já participaram do evento o ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan e o ex-chanceler da França.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

O brasileiro Sérgio Vieira de Mello em reunião do Conselho de Segurança da ONU de 22 de julho de 2003. Na época, ele era o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque. Vieira de Mello morreu em 19 de agosto do mesmo ano, num atentado terrorista contra a sede das Nações Unidas em Bagdá.

Sérgio Vieira de Mello (Rio de Janeiro, 15 de março de 1948 — Bagdá, 19 de agosto de 2003) foi um filósofo e diplomata brasileiro, funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Em 19 de agosto de 2003 faleceu em Bagdá, capital do Iraque, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de um atentado a bomba contra a sede local da ONU. A organização extremista Al Qaeda assumiu a responsabilidade pelo ocorrido e afirmou que Mello era o alvo principal do ataque.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]