Estudos sobre mobilidade urbana já podem ser apresentados ao Estado da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26/03/2011) e de domingo (27), traz publicado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) destinado à realização de estudos preliminares de viabilidade técnica, avaliação ambiental, econômico-financeira e jurídica, para estruturação de projeto de transporte público metropolitano entre Salvador e Lauro de Freitas. A expectativa é que o PMI aponte a melhor solução para a mobilidade urbana dos dois municípios.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, o PMI visa à estruturação de projeto de concessão comum, patrocinada ou administrativa, para transporte público metropolitano entre os dois municípios. “Independente de qual seja a solução apontada pelos consórcios que atenderem à PMI, a exemplo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou do Bus Rapid Transit (BRT), uma das exigências é a integração com o metrô”.

Pelo procedimento, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) convida as empresas interessadas a encaminhar até as 17h do dia 30 deste mês, documento manifestando interesse em realizar os trabalhos em questão. O prazo para apresentação dos estudos e projetos preliminares é de 30 dias corridos.

“Essa PMI busca apontar uma solução sustentável para os problemas de tráfego entre a capital e Lauro de Freitas. O objetivo do Governo do Estado é buscar as melhores soluções de integração entre os sistemas de transportes atuais e o metrô, promovendo a acessibilidade entre os bairros populosos do Acesso Norte até o centro da cidade e a Arena Fonte Nova”, ressalta o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.

Grupo de Trabalho
No último dia 24 foi publicado no DOE um decreto, assinado pelo governador Jaques Wagner, criando um grupo de deliberação para tratar do assunto no Estado. Além de Cícero Monteiro e Zezéu Ribeiro, integram o grupo, os secretários Carlos Martins (Fazenda) e Eva Chiavon (Casa Civil), além do procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]