Escolas da rede estadual vão contar com Programa do Uso Racional da Água e da Energia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No Dia Mundial da Água, 22 de março de 2011, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nas escolas da rede, o programa Uso Racional da Água e da Energia. A temática, uma das maiores preocupações mundiais frente ao crescimento desordenado das grandes metrópoles e às políticas de consumo excessivo, é pautada nos princípios da interdisciplinariedade, buscando a sustentabilidade do ambiente escolar e do planeta. O projeto é implementado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, por meio da Rede de Tecnologias Limpas (Ufba/Teclim).

O programa visa mobilizar e capacitar jovens e professores da rede estadual de ensino, a partir de uma metodologia de caráter participativo e democrático, para que eles se tornem multiplicadores da iniciativa. “O trabalho estende-se a toda comunidade do entorno escolar, num convite à consolidação de reflexões e ações com vistas à adoção de posturas que vão constribuir com a construção das sociedades sustentáveis”, afirma Solange Alcântara, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação.

Consumo diário – Introduzir o conceito e a prática do uso racional da água e energia nas escolas do Estado, explica a coordenadora, será uma tarefa permanente e evolutiva. Uma das linhas de ação do programa passa pelo acompanhamento do consumo diário de água e energia nas escolas por meio do Sistema Aguapura Vianet, desenvolvido pela Ufba/Teclim. “A proposta é reduzir o consumo de água nas edificações através da minimização das perdas e despedícios”, explica Solange Alcântara.

O sistema Aguapura procura antecipar as soluções dos problemas comuns em instalações hidráulicas e elétricas de cada unidade escolar, que irá alimentar e monitorar o sistema de informações relativas ao seu consumo diário de água e energia. A divulgação para toda a comunidade sobre os conceitos do uso racional da água e da energia e a implantação de tecnologias limpas são a essência do programa. Mais detalhes pelo site www.teclim.ufba.br/aguapura.

Ao lado da sua proposta principal de propagar o uso racional da água e da energia, o programa irá implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), em cada unidade. “Essa comissão dará sustentabilidade a esse e outros projetos de educação ambiental nas escolas”, fundamenta a coordenadora.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108947 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]