Empresas coreanas anunciam interesse em investir no Oeste baiano na produção de grãos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

(Luiz Eduardo Magalhães – BA) – Sétimo maior importador de grãos do mundo, a Coréia do Sul está com os olhos voltados para a Bahia diante da necessidade de importar alimentos e encontrar aqui produtos agropecuários com qualidade e regularidade. “Diferente do Brasil, nós não temos autosufiência na produção de alimentos, e por isso somos obrigados a importar. Precisamos de grãos para alimentação humana e animal”, disse Young Je Ha, presidente da estatal AT Korea Agro-Fisheries Trade Corporation, que ao lado de Choong Ki Jung, presidente da Samsung C&T do Brasil, e do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, visitou nesta quarta-feira, (16/03/2011) fazendas de soja e de milho no município de Luiz Eduardo Magalhães.

O secretário Eduardo Salles disse que a prioridade do governo é a agroindustrialização e que Bahia está de portas abertas para os países e empresários que desejam investir e também estabelecer relação bilateral. Ele informou que na manhã desta quinta-feira, (17), os executivos coreanos e os assessores que os acompanham vão visitar o Terminal Portuário de Cotegipe, para conhecer a estrutura de exportação de grãos. Pela tarde eles serão recebidos, às 17 horas, em audiência pelo governador Jaques Wagner, quando a AT assinará memorando de entendimento, no qual o grupo se compromete a investir em importação e agroindustrialização.

O objeto do memorando de entendimentos é definir e desenvolver formas de cooperação entre as partes para promover a agricultura e a sua industrialização no Estado da Bahia e efetuar futuros investimentos no agronegócio baiano.

Pela tarde a comitiva coreana reuniu-se com produtores e lideranças da Aiba e da Abapa na sede da Fundação Bahia. Os executivos da AT e da Samsung deixaram claro a intenção de importar grãos produzidos na região e a possibilidade de realizar investimentos na agroindustrialização. “O governo da Coréia do Sul pode ajudar para que mais empresa coreanas venham fazer negócios aqui”, disse Young Je Ha,destacando que o povo coreano tem interesse em desenvolver abastecimento seguro desses grãos. Ele lembrou que “hoje temos esse relacionamento com o Brasil, mas gostaria de montar um sistema melhor para tornar essa relação mais s eficiente”. O executivo da estatal coreana que deverá investir na Bahia em parceria com a Samsung, disse que “esperamos conseguir essa parceria trazendo crescimento na indústria agropecuária para gerar empregos. Desejamos que isso seja uma iniciativa boa para os dois lados”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120785 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.