Empresário em Feira de Santana e prefeito em Andaraí, Wilson Paes Cardoso é cotado para assumir PSB feirense

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí vai comandar o PSB feirense.
Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí vai comandar o PSB feirense.
Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí vai comandar o PSB feirense.
Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí vai comandar o PSB feirense.

Nos bastidores da política é dado como certo que o prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, domine o Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Feira de Santana. Cardoso foi o principal coordenador da candidatura ao senado de Lídice da Mata na Chapada Diamantina, onde reuniu diversos prefeitos, vereadores e lideranças para apoia-la.

Em Feira de Santana o partido é controlado por Silvio Romero, assessor do senador João Durval (PDT), e Roberto Tourinho, advogado e vereador no município. Conversando com uma fonte ligada ao partido, ela acredita que PSB passará a ter nova direção e que não vai existir resistência por parte de Romero ou Tourinho. O vereador, em diversos momentos, diz que o partido em nada contribui para a sua performance política.

O deputado estadual José Neto (Partido dos Trabalhadores) foi apoiado por Cardoso na Chapada e historicamente possui ligações de amizade. Por trás da mudança no partido, esta em jogo a eleição municipal de 2012. Com Wilson no comando do PSB, Zé Neto terá garantido o apoio do partido.

 Alianças

Nos bastidores o jogo é formar aliança com os partidos, que neste momento, dão sustentação ao governo petista. A ex-deputada Eliana Boaventura comanda o PP em Feira de Santana, também está sendo atraída. Enquanto o ex-deputado Colbert Martins (PMDB) mandou o presidente do PT, Jonas Paulo, “procurar a turma dele”. Nacionalmente o PMDB apoia Dilma Rousseff, mas, na Bahia, faz oposição a Jaques Wagner.

O PDT feirense é comandado pelo empresário Zé Chico, segundo suplente do senador João Durval e amigo do deputado federal Sérgio Carneiro (PT). Zé Chico está muito pouco, ou melhor, nada satisfeito com a ação de Zé Neto na recondução de Sérgio Carneiro a um cargo público (Carneiro ficou na terceira suplência e esperava tornar-se secretário do governo Wagner) e estaria pouco inclinado a apoiar Neto para prefeito de Feira de Santana.

Análises

Alguns analistas entendem que o deputado e líder do governo Wagner na ALBA, Zé Neto, terá dificuldades em formar alianças por conta do seu perfil impositivo e personalista. Mas, o tempo dirá se estas observações são verdadeiras.

Outro dado a ser analisado, é que como prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso fica impedido de assumir oficialmente a presidência da legenda em Feira de Santana. Mas, indicara nomes de sua confiança para conduzir, sob orientação, o partido.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).