Em Feira de Santana o Programa Cidade Educadora obtém bons resultados

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O Programa Cidade Educadora tem registrado grande aceitação entre gestores, professores e pais de alunos da rede municipal de ensino de Feira de Santana. Dados do instituto de pesquisas Datafolha, que esteve na cidade nos dias 6, 7 e 9 de dezembro de 2010, apontam que o Cidade Educadora atinge o reconhecido de 95% dos professores como importante recurso para passar os conteúdos, além de 90% considerarem que o mecanismo torna as aulas mais dinâmicas.

Com base nesses dados e nos resultados já apresentados, a Prefeitura de Feira de Santana decidiu por prorrogar o contrato com a empresa Aymará Edições e Tecnologia LTDA, que é a responsável pelo programa Cidade Educadora. A prorrogação do contrato acontece sob inexibilidade de licitação, que está amparada no artigo II da Lei Federal 8.666/93 (a Lei das Licitações).

A avaliação do programa ainda identificou que 96% dos entrevistados consideram que os livros estimulam os alunos a desenvolver a formação pessoal e educacional, enquanto 92% afirmam que os livros estimulam o aluno a participar mais das aulas e das atividades e 90% acham que os alunos ficam mais atentos durante as aulas. Foi atribuída nota de 8,7 para os livros da coleção Cidade Educadora, enquanto da avaliação do programa Cidade Educadora atingiu 8,6 em escala de zero a 10.

Foram entrevistados os gestores das escolas participantes do Programa Cidade Educadora (coordenador regional, supervisor pedagógico da regional, diretor da escola, vice-diretor ou assistente de direção, supervisão pedagógico/superintendente, coordenador pedagógico/assistente técnico pedagógico (ATP)/pedagogo da escola, profissionais da Secretaria de Educação e com professores da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, das escolas participantes do programa.

A coleção do Cidade Educadora é composta de quatro livros de histórias, quatro de atividades e um diário entregue para cada aluno. O conteúdo dos livros aborda assuntos da realidade social das crianças, enfocando a valorização da família, os amigos e o meio ambiente.

Para a professora Lélia Fernandes, diretora do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação, o Cidade Educadora trouxe uma transformação para as escolas públicas, incentivando as crianças a ler e escrever.

“É uma parceria de grande importância, que trouxe resultados maravilhosos e comprovados. O programa fornece um material didático muito bom que tem contribuído para o desenvolvimento das crianças em sala de aula”, afirma.

No final de 2010, os alunos da Educação Infantil das escolas municipais Deocleciano Martins da Silva e Manoel Cunes Ferreira, ambas localizadas no distrito de Maria Quitéria, receberam a visita do escritor José Ricardo Moreira, autor dos livros do programa Cidade Educador.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113891 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]