Em Feira de Santana as policlínicas funcionam neste feriado e animais são apreendidos na operação Alazão

Em Feira de Santana as policlínicas funcionam neste feriado e animais são apreendidos na operação Alazão.
Em Feira de Santana as policlínicas funcionam neste feriado e animais são apreendidos na operação Alazão.

Policlínicas funcionam neste feriadão

As seis Policlínicas que compõem a rede municipal de saúde funcionam normalmente neste feriadão, com atendimento ininterrupto. Na manhã deste sábado (5), o fluxo de pacientes foi intenso na unidade do bairro Tomba. A demanda expressiva está relacionada às consultas agendadas para atendimento com neurologista, realizadas hoje.

De acordo com a enfermeira plantonista da unidade, Vivian da Silva Magalhães, todos os dez pacientes agendados para a consulta compareceram. “Muitas pessoas não têm disponibilidade para comparecer durante a semana. Aos sábados, elas dispõem de um tempo mais livre”, comenta.

Ela observa que o fluxo nos fins de semana aumenta, dentre outros fatores, devido as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) não funcionarem. “As policlínicas prestam atendimento 24 horas por dia. Os plantonistas estão à disposição da comunidade em todos os momentos, independente de datas comemorativas e feriados”, observa.

Segundo a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilbert Lucas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou a supervisão no atendimento pré-hospitalar fixo, no período de Carnaval. “As unidades de assistência essencial a população, como Hospital da Mulher, SAMU e policlinicas, funcionam neste período normalmente”, ressalta, acrescentando que “todos os distritos estão com as ambulâncias 24 horas e os profissionais técnicos de enfermagem dando suporte”.

Animais apreendidos na Operação Alazão

Mais ações da Operação Alazão foram empreendidas nas vias públicas de Feira de Santana neste final de semana. De sexta-feira (4) até a amanhã deste sábado (5), 14 eqüinos foram apreendidos. A medida visa proporcionar segurança aos motoristas e evitar acidentes, que podem ser provocados devido a presença de animais nas vias.

A Operação está sendo desenvolvida desde janeiro pela Guarda Municipal, em parceria com o Centro Municipal de Zoonoses, onde os animais apreendidos ficam mantidos, até que os responsáveis façam o resgate, mediante pagamento de multas. No local, os animais são submetidos a exames antes de serem liberados.

De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves dos Santos, a Operação Alazão está sendo executada em defesa da vida dos cidadãos. “Sabemos do perigo causado por estes animais, que geralmente são mantidos pelos donos soltos nas ruas e provocam graves acidentes. Queremos evitar que novas vítimas sejam feitas, e isso estamos fazendo”, ressalta.

A Guarda Municipal também está participando das blitz realizadas com o intuito de combater a poluição sonora, deflagradas pela Secretaria de Meio Ambiente. Na noite de sexta-feira (4), vários bares e igrejas foram notificados, por fazerem uso de som na quantidade de decibéis acima do permitido.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]