Edital do IPAC beneficia crianças e adultos o projeto vencedor de arte-educação, de autoria do conhecido cantor baiano Tonho Matéria

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Tonho Matéria, participou do Carnaval de Salvador 2011, no circuito Osmar (Campo Grande), e permanece até junho no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.

Vencedor da política de editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Projeto Recriando a Cena Oficinas de Arte e História da Bahia na Comunidade do Pau Miúdo, em Salvador, oferece cursos gratuitos que aprofundam estudos e práticas acerca da cultura baiana e sua diversidade. Integram as atividades, cursos de dança, história da cultura, oficinas de adereços e figurinos.

Os editais do IPAC, autarquia da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), podem contemplar cursos, seminários, palestras e oficinas, dentre outras propostas educativas para sensibilização e fortalecimento da identidade cultural coletiva. Mas também podem propor eventos culturais, a exemplo de espetáculos teatrais e musicais, exposições e mostras, para estímulo à adequada utilização dos bens culturais e ampliação dos seus reconhecimentos sociais.

O projeto no bairro do Pau Miúdo tem apoio de R$ 24,9 mil do IPAC, com recursos do Fundo de Cultura do Estado. De 2007 a 2011 foram executados 73 projetos da sociedade civil, via IPAC, atingindo cerca de 200 municípios baianos. “Os editais possibilitam que a sociedade civil participe das políticas públicas, além de garantir ferramentas transparentes e democráticas na distribuição de recursos para ações culturais”, diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.

Localizadas no bairro do Pau Miúdo, as oficinas são abertas para jovens estudantes e adultos da comunidade local, que estejam matriculados em escolas públicas e até particulares. As oficinas de dança têm carga horária de 12 horas, enquanto os cursos de história da cultura baiana, adereços e figurinos são de 30 horas, no total. O limite máximo é de 40 alunos por cada turma, com cinco professores para temáticas diferentes.

As oficinas de adereços se estenderam até o carnaval, mas as de dança, figurinos e de história permanecerão em atividade até o mês de junho (2011). “As oficinas me ajudaram muito no desenvolvimento da prática profissional e contribui para minha formação e personalidade”, comenta Maria Greice, 19 anos, aluna da oficina de adereços, que utiliza materiais recicláveis recolhido pelos próprios integrantes.

A idéia é que os participantes sejam orientados ainda para a formação da consciência política e social, além da cultural. “Resgatar a cidadania através do aprendizado ambiental, transformando o que é considerado lixo em luxo, é uma das nossas ações”, explica o organizador do projeto, o conhecido cantor e compositor baiano, Tonho Matéria, uma das mais conhecidas atrações do Carnaval de Salvador.

Parte do projeto se apresentou durante o carnaval 2011 no Circuito Osmar (Campo Grande), no bloco da Capoeira, que desfilou com o tema Meio Ambiente as Visões Naturais. “Acho extremamente oportuno os editais do IPAC, porque nos oferece condições de criar políticas próprias e direcionadas para as comunidades, possibilitando novas ações da arte e do saber”, conclui Tonho Matéria.

Outras informações sobre o projeto são obtidas através do Tel. (71) 8126.9333. Os editais do IPAC e a relação de vencedores são sempre publicados no site www.ipac.ba.gov.br. Mais informações através do endereço eletrônico [email protected] e, nos horários comerciais, via telefones (71) 3117- 6491 ou 3117-6492.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112762 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]