Deputado Fábio Souto pede solução para falta de segurança na Bahia, e afirma: Precisamos de socorro imediato

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A violência não para de avançar na Bahia. Os números da criminalidade no Estado impressionam cada vez mais. No dia 7 fevereiro, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, produziu uma reportagem para elucidar a realidade de medo e apreensão vivida pelos baianos. Para o deputado federal Fábio Souto (DEM/BA), a matéria deve ser motivo de vergonha para todos, já que o aumento do número de homicídios e outros fatos horrendos são culpa da incompetência do Governo Estadual.

“Nos últimos quatro anos a taxa de assassinatos aumentou 50% na Bahia e o governo ocioso e descomprometido com as necessidades da população ficará, infelizmente, mais árduos quatro anos no comando. O cidadão não aguenta mais a insegurança. Precisamos de uma solução imediata”, cobrou Souto em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados na quinta-feira, dia 10 de fevereiro.

A reportagem do Jornal Nacional mostrou que a Bahia é o Estado onde a violência mais cresce no país. A taxa de homicídios em Salvador é cinco vezes maior do que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como suportável para grandes cidades. Enquanto o tolerável seria 12 mortes por 100 mil habitantes, a capital registra 61 mortes. Os números gerais do Estado também são alarmantes: 36 por 100 mil habitantes.

Salvador já registra índices piores que outros grandes centros populacionais brasileiros historicamente acometidos pela criminalidade, como Rio de Janeiro e São Paulo. “A situação é calamitosa. Os moradores têm medo de sair às ruas. Se sentem reféns da violência. Os policiais também se sentem ameaçados. Eles sofrem constantes perseguições. Para garantir a vida, saem de casa sem a farda até chegar ao quartel com medo de serem atacados”, destacou.

Para Fábio Souto, o crescimento da criminalidade é culpa da ineficácia do sistema de contenção da violência, que envolve outras instâncias do estado, que não é só a polícia. “Me preocupa sobremaneira a cegueira das autoridades frente a um problema tão grave. O contribuinte não sabe mais a quem recorrer. Os moradores têm cobrado seguidamente do Governo uma solução, sem obter qualquer resultado. A Bahia clama por um socorro imediato, senão será entregue de mãos beijadas aos criminosos. Precisamos de uma solução. A alegria de viver do baiano está sendo ofuscada totalmente por esse avanço da criminalidade”, argumentou o deputado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]