Dengue: secretário de Saúde garante que Feira está estruturada para atender população. Leia esta e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Rede de saúde estruturada para atender a população

Embora seja um dos principais problemas de saúde pública no mundo, os sintomas da dengue às vezes não são identificados e nem seus cuidados adotados por muitas pessoas. No Brasil, as condições socioambientais são favoráveis à expansão do transmissor, o Aedes aegypti, e ao avanço da doença, cuja maneira mais eficaz de evitar é impedindo a proliferação do mosquito.

Chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, esclarece que os principais sintomas da doença são dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarréia, dor de cabeça e vômito. “Todos os quatro vírus da doença provocam os mesmos sintomas, daí a necessidade da realização de exames laboratoriais para a identificação viral”, destaca.

Ela observa que a sociedade deve participar efetivamente do combate ao mosquito, adotando simples medidas. “Basta apenas não deixar recipientes que possam acumular água expostos. Qualquer objeto que acumule água parada e limpa favorece a reprodução do Aedes aegypti. Desde uma simples tampa de garrafa até um pneu podem ser locais propícios ao surgimento de focos de proliferação”, esclarece.

Janice Estrela recomenda que quem apresentar sintomas da doença deve procurar um serviço de saúde tão logo eles sejam iniciados. “Diversas doenças são muito parecidas com a dengue e têm outro tipo de tratamento. Por isso, é importante que a pessoa não tome remédios por conta própria, mesmo aqueles indicados para dor ou febre. Os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns podem até piorar a doença”, adverte.

O secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, observa que o Município possui uma rede estruturada para atender a população. “São 83 unidades de saúde da família, distribuídas na zona rural e urbana, 16 unidades básicas de saúde e cinco policlínicas”, ressalta, acrescentando que “enfermeiros, sanitaristas, bioquímicos e técnicos de laboratório visitam hospitais públicos e particulares, todos os dias, para monitorar casos de pacientes com suspeita da doença”.

Defesa Civil cadastra imóveis

Todas as áreas da cidade em situação de risco serão cadastradas

Com a chegada das chuvas de outono, a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, através da Defesa Civil, está desenvolvendo diversas ações. A princípio, estão sendo cadastrados todos os imóveis em áreas de risco para que, posteriormente, o cadastro seja encaminhado ao Ministério das Cidades e as famílias sejam beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

As inscrições começaram pelo bairro Liberdade e serão estendidas a mais 11 áreas de risco de Feira de Santana, como Expansão do Feira IX, Queimadinha, Aviário, Feira X, Homero Figueiredo, Santo Antônio dos Prazeres e distrito de Jaguara, dentre outras localidades.

“Até o momento cadastramos em torno de 200 famílias que residem em locais íngremes, às margens de canais de macrodrenagem, lagoas e à beira de córregos. É garantido por lei que em situações de risco não existem barreiras para o Minha Casa, Minha Vida e tem que haver prioridade”, assegura o diretor da Defesa Civil, Luiz Américo Soares.

O cadastro questiona se o ocupante ou proprietário do imóvel é inscrito em algum programa social, situação do imóvel e o sistema de posicionamento, identificado através de latitude e longitude da área de risco.

No momento do registro, a Defesa Civil também orienta estas famílias através da cartilha educativa “Operação Chuva”. O material conta a história de um trabalhador sem recursos e ilustra as medidas corretas nos dias de chuva, através de imagens.

Chuva interfere em obra de pavimentação

Serviços concentrados apenas em levantamento topográfico

As chuvas que vêm caindo na cidade, nos últimos dias, estão interferindo no cronograma das obras de pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao distrito de Matinha. Os serviços estão concentrados apenas em levantamento topográfico enquanto as máquinas somente retornam à estrada após a estiagem.

A previsão da Prefeitura é de conclusão dos serviços dentro de dois meses, mas em condições climáticas favoráveis. Com chuva, o prazo é automaticamente dilatado, já que a formação de poças de água e terra molhada provocam lama e impossibilitam a execução dos serviços.

As obras de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) haviam sido retomadas na manhã do dia 22 deste mês. O serviço está sendo executado a partir da sede do distrito em direção à BR-116 Norte.

Até o momento já foram pavimentados cerca de 3 mil metros de extensão de um total de 6.700 metros de extensão da pista. Também feita drenagem superficial e colocados meios fios, além de iluminação.

A execução do serviço havia esbarrado na resistência de alguns proprietários de imóveis em recuar muros e cercas visando garantir uma largura uniforme da pista. Em função disso, a Prefeitura recorreu à intervenção judicial.

Beira Riacho com nova estrutura

Equipamento foi entregue pelo prefeito neste domingo

Um dos mais tradicionais equipamentos esportivos de Feira de Santana está totalmente recuperado. A Praça Esportiva João Marinho Falcão, conhecida como Beira Riacho, foi reinaugurada na manhã deste domingo (27). O prefeito Tarcízio Pimenta participou da solenidade, acompanhado de diversas autoridades locais.

Representantes da comunidade e desportistas também participaram do evento que marcou a abertura do Campeonato da Rua Nova 2011. Além da reforma estrutural, o Beira Riacho ganhou uma ferramenta importante no fomento à cultura: uma concha acústica com palco aberto e dois camarins.

No espaço serão realizados cursos e oficinas de música para os jovens da comunidade do bairro Rua Nova e adjacências. Ao entregar o equipamento, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância do novo espaço para a comunidade da Rua Nova. “Um local onde é valorizado o esporte e a cultura”, salientou.

O prefeito Tarcízio Pimenta também anunciou o projeto de implantação de um Parque Aquático no Beira Riacho. “Nossa idéia é fazer deste espaço a melhor praça esportiva de todo o estado. Também é nosso pensamento a implantação de um parque aquático, que venha tanto fomentar a prática esportiva, através de esportes aquáticos, quanto o lazer da comunidade. Mas este é um projeto para ser desenvolvido futuramente”, frisou.

Também presente ao evento, o ex-craque Gilmar Santos, mais conhecido como Biribinha, elogiou o resultado das obras. “Jamais tivemos aqui um trabalho como esse. Um serviço excelente para a nossa comunidade”, destacou. Os árbitros elogiaram a construção de um vestiário próprio. “Antes não tínhamos a privacidade necessária”, revela o árbitro Glaco Mateus.

O deputado estadual Carlos Geilson chamou a atenção para a importância do esporte na vida dos jovens. O vereador Ewerton Carneito (Tom) lembrou ainda de outras realizações do Governo Municipal no bairro Rua Nova. Além da concha acústica e vestiários para os árbitros, o Beira Riacho ganhou uma área com equipamentos para a prática de musculação. Também foram melhorados o campo, arquibancadas, quadra de areia e bancos de reservas.

Pontilhão de canal será recuperado

Intervenção de moradores ocasionou o problema

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano executará o serviço de recuperação de um pontilhão do canal de macro-drenagem do conjunto Feira X. Após a intervenção de moradores, que retiraram a mureta de proteção, o trecho do canal situado na comunidade de Vila Verde passou a apresentar problemas.

O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, estiveram no local na manhã deste domingo (27). O serviço começará a ser executado nos próximos dias.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113867 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]