Dallas Morning News começa a cobrar por conteúdo online e NYT fará o mesmo em breve

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois de dizer várias vezes que planejava cobrar pelo acesso ao site do jornal, o New York Times anunciou estar finalmente pronto para começar a fazer isso em breve, segundo a AFP.

Enquanto isso, o Dallas Morning News acaba de começar a cobrar por seu conteúdo online, informou o editorsweblog.

“Audaciosamente seguindo um caminho que outros ainda seguirão”, disse o editor Jim Moroney em um e-mail, explicando que a decisão de cobrar pelo acesso “é simples: (…) precisamos encontrar fontes alternativas e significativas de receita, para sustentar nossa rentabilidade enquanto avançamos no mercado digital”.

Embora o esquema de cobrança do New York Times esteja em “fase final de testes”, as informações sobre o preço a ser pago (os leitores serão cobrados pelo número de textos acessados) ainda são vagas, de acordo com o Village Voice.

Diante da queda do número de leitores e do faturamento com publicidade, os jornais buscam novas formas de pagar suas contas. Mas a cobrança pelo acesso aos sites não resolverá um problema fundamental: a disponibilidade praticamente infinita de informações gratuitas na internet. Como Mathew Ingram escreveu para o GigaOM, “a realidade é que o maior problema dos jornais — uma combinação de altos custos e queda do faturamento com publicidade — a cobrança pelo conteúdo não poderá resolver. No máximo, poderá desacelerar ligeiramente seu declínio”.

Leia +

Centro Knight (Jornais americanos que cobram por conteúdo online não perdem muitos leitores nem anunciantes, revela estudo)

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116800 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.